Produção Fonográfica
Este graduado atua na produção e na gravação de músicas e outros produtos fonográficos, como livro falado, vinhetas e efeitos sonoros
Este graduado atua na produção e na gravação de músicas e outros produtos fonográficos, como livro falado, vinhetas e efeitos sonoros. Ele cuida de todas as etapas da produção musical, desde o planejamento do álbum até a edição final das canções, passando pela seleção das músicas e a definição dos arranjos.
Pode atuar também como produtor executivo, fazendo pesquisa de mercado e cuidando da difusão ou comercialização da obra. Também cria trilhas e efeitos sonoros para eventos, filmes, desfiles, comerciais de rádio e TV ou websites.
Tradicionalmente, atuava em produtoras, gravadoras e estúdios. Hoje é mais comum trabalhar para os artistas.
Fique de Olho
PRODUÇÃO DE MÚSICA ELETRÔNICA
A Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (SP), oferece o curso de Produção Musical e Produção de Música Eletrônica, que forma o DJ profissional. Ele cria e grava jingles e trilhas sonoras e seleciona repertório para filmes, comerciais, vinhetas de TV, sites de internet e jogos virtuais.
Por meio de técnicas de manipulação de áudio, esse tecnólogo compõe, arranja e grava peças musicais no computador, com softwares que simulam os instrumentos musicais reais.
No Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, o curso de Produção Fonográfica (música, tecnologia e inovação) tem um de seus quatro módulos dedicado ao tema.
Mercado de Trabalho
O mercado fonográfico mudou radicalmente na última década. “Antes o produtor era um profissional contratado das gravadoras”, diz o maestro Carlos Lima, coordenador do curso de Produção Fonográfica do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
“Cabia a ele descobrir novos talentos nos quais a gravadora iria investir. Hoje não existe mais quase nenhum artista que seja empregado da gravadora, que passou a comprar trabalhos prontos, tornando-se uma distribuidora de músicas. Consequentemente, não precisam do produtor fonográfico.”
A maioria dos produtores hoje trabalha por conta própria e participa de diferentes projetos. Segundo Lima, há um bom campo para produtores especializados no mercado sertanejo, que não para de crescer.
Curso
O curso prepara o profissional para trabalhar com uma pluralidade de linguagens e técnicas. Fornece base sobre softwares e equipamentos digitais e analógicos, usados para o registro sonoro, a edição, a mixagem e a pós-produção musical. A parte técnica do currículo inclui aulas práticas em estúdio de gravação e laboratório de música eletrônica. Técnicas de gravação, processamento de áudio e acústica ao ar livre e em estúdios integram a grade curricular. O aluno recebe, ainda, noções de legislação, marketing, divulgação e distribuição de música.
Duração média: 2 anos.
Outro nome: Mús., Tecnol. e Inovação.
Legenda:
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado