Pilotagem Profissional de Aeronaves
Este tecnólogo é formado para pilotar helicópteros e aviões de todos os portes
Este tecnólogo é formado para pilotar helicópteros e aviões de todos os portes. Conhece os modernos sistemas de navegação e normas de segurança de voo e sabe analisar as condições meteorológicas e traçar o plano de voo. Pode gerenciar as operações de uma empresa aérea ou atuar como instrutor de voo.
Para obter a licença de trabalho, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) exige um número mínimo de horas de voo. A aviação regional costuma ser a porta de entrada para o mercado. Outra área que mantém bom movimento é a condução de helicópteros nas grandes capitais, especialmente São Paulo.
O currículo do curso inclui a legislação do transporte aéreo, planejamento de voo e emergência e sobrevivência. O aluno treina o dia a dia da profissão em aulas práticas, em simuladores de procedimento em cabines ou em escolas de aviação.
Comparado ao currículo dos bacharelados na área, o dos cursos tecnológicos é menos amplo e mais voltado à prática. As disciplinas são menos teóricas e voltam-se especificamente para os problemas que o piloto pode enfrentar exercendo a atividade profissional.
Duração média: 2 anos.
Outro nome: Aviação Civil.
Curso
Legenda:
Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado