Gestão Desportiva e de Lazer
Este tecnólogo trabalha, sobretudo, com a administração de instituições que promovem a atividade física e o esporte, como academias, clubes e escolas
Este tecnólogo trabalha, sobretudo, com a administração de instituições que promovem a atividade física e o esporte, como academias, clubes e escolas. Ele cria planos estratégicos, presta consultoria ou assessoria na organização de eventos ou serviços ligados a lazer, esporte, arte e cultura.
Há oportunidades em associações, federações e clubes esportivos, centros de lazer e recreação e escolas de esportes, como futebol. As academias representam um mercado promissor, já que o Brasil é um dos países que tem o maior número de academias por habitante.
Na grade curricular, disciplinas como comunicação, sociologia e organização de eventos esportivos aparecem no início do curso. Depois, estudam-se temas como direito esportivo, consultoria empresarial e gestão mercadológica, além de ética e sociologia do esporte. Para se formar, algumas escolas exigem trabalho de conclusão de curso.
Atenção: em algumas instituições, o curso tem o nome de Gestão de Empreendimentos Esportivos; a Fac. Drummond e a Unicapital, em São Paulo, e a Unirb-BA, oferecem o curso focado em futebol.
Duração média: 3 anos.
Outros nomes: Futebol; Gestão de Empreend. Esportivos; Gestão do Esporte e de Lazer.
Curso
Legenda:
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado