O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Seleciona e dimensiona a matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança na linha de produção.
Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos. Você pode trabalhar com mecânica com um curso tecnológico.
Fique de Olho
O curso forma profissionais para trabalhar na indústria ligada à produção automotiva como montadoras, fornecedoras de autopeças, entre outras empresas do setor. Este profissional analisa, testa e desenvolve projetos de veículos, peças e de todos sistemas que compõem um carro, por exemplo, e também pode trabalhar nas linhas de montagem aperfeiçoando e racionalizando processos de produção.
Mercado de Trabalho
As indústrias automobilística e aeronáutica são as mais tradicionais empregadoras do engenheiro mecânico. Mas este profissional é necessário em outros setores, como o de energia. Em usinas geradoras de eletricidade, o bacharel desenvolve e implanta mecanismos de armazenamento e distribuição de energia, com o uso de sistemas nucleares, geotérmicos, solares e eólicos.
Na exploração de petróleo, ele é contratado para desenvolver máquinas e equipamentos para perfuração de poços e para o transporte do óleo e do gás. Nesse setor, pode ainda atuar em uma carreira promissora, que é a de gerente de embarcações e operações, profissional responsável pelo bom funcionamento de embarcações que dão apoio a plataformas petrolíferas.
Na área de biociências, o engenheiro mecânico assessora hospitais, clínicas e laboratórios em projetos de biomecânica, ergonomia, reabilitação e mecânica nos esportes. Por fim, existe ainda a possibilidade de atuar como autônomo, na prestação de consultoria para projetos industriais diversos. Há trabalho em todas as regiões do país, com destaque para o Sudeste e o Nordeste. O profissional é um dos mais requisitados pelas indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus.
Curso
Além das disciplinas básicas das engenharias, o aluno mergulha em diferentes áreas da física, em aulas de termodinâmica, mecânica dos fluidos, transmissão de calor, resistência de materiais, processos de transformação, vibrações e sistemas mecânicos. Há muita atividade em laboratório, como desenvolvimento de ensaios e de protótipos. Prepare-se para desenvolver sua habilidade em desenho, indispensável para o projeto de máquinas. Estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.
Atenção: algumas escolas direcionam a formação para uma área específica, como aeronáutica (ITA e Unifei-MG), naval (Furg-RS), manufatura (Unicamp), mecatrônica (Mackenzie-SP e PUC Minas), controle e automação (Universidade Cruzeiro do Sul-SP) e automobilística.
Duração média: 5 anos.
Outros nomes: Eng. Automotiva; Eng. de Manufatura; Eng. de Prod. Mecân.; Eng. Ind. Mecân.
FABRICAÇÃO MECÂNICA
Este tecnólogo projeta, instala e gerencia a operação e a manutenção de máquinas operatrizes convencionais ou automáticas que integram linhas de produção, além de gerenciar sua operação e manutenção. Pesquisa, desenvolve e implanta softwares para operar equipamentos e, em parceria com engenheiros, escolhe materiais e tecnologias a ser empregados na usinagem. Outra área de atuação encontra-se nas empresas do ramo metal-mecânico, como metalúrgicas e fábricas de autopeças.
Atenção: algumas escolas oferecem formação voltada para determinada área, como projetos, processos de produção, soldagem e mecânica de precisão. A Unisal, em Campinas (SP), a Fatec Santo André e a Fac. de Tecnol. Senai-SP têm cursos voltados para sistemas automotivos. O enfoque varia conforme a instituição, mas a plataforma curricular é a mesma, baseada em muita física. O estágio não é exigido por todas as escolas. Mas para levar o diploma é preciso preparar um trabalho de conclusão de curso.
Duração média: 3 anos.
Outros nomes: Climatização e Refrigeração; Mecân. (processos de prod.); Mecân. (processos de soldagem); Mecân. (proj.); Mecân. Automob.; Mecân. de Precisão; Proj. Mecân.; Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado; Sist. Automotivos; Soldagem.
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Este tecnólogo dá manutenção a ferramentas, componentes e peças mecânicas, como tornos e caldeiras, às instalações elétricas e equipamentos eletroeletrônicos numa indústria. Pode especializar-se em preservação de circuitos eletrônicos e microprocessadores de controle de sistemas de fabricação, ou em instalações prediais e sistemas eletrônicos de segurança industrial ou residencial. Em alguns nichos do mercado, como o de manutenção e inspeção de máquinas e equipamentos, este profissional sofre a concorrência com os formados em Engenheiro Mecânica. Como os demais cursos da área das engenharias, este também é carregado de física e matemática. Quase metade das aulas é prática, em oficinas e laboratórios.
Duração média: 3,5 anos.
Outro nome: Eletromec.
O IFBA, em Salvador (BA), oferece licenciatura em Eletromecânica, que prepara o professor para atuar em instituições de ensino profissional e tecnológico.
Lista de Profissões
Máquinas e equipamentos
Projetar e coordenar a fabricação de moldes para ferramentas, máquinas e dispositivos para testes de resistência mecânica.
Pesquisa e desenvolvimento
Fazer protótipos de máquinas e realizar testes de produtos, para determinar modifcações necessárias.
Processos
Pesquisar e desenvolver produtos e gerenciar as diversas etapas de sua fabricação.
Projeto
Planejar e instalar linhas de produção e fazer adaptações nas já existentes.
Vendas técnicas
Acompanhar a comercialização da produção e dar suporte técnico aos clientes.