Design Gráfico
O designer gráfico tem uma ampla oferta de mercado, em diversas indústrias
Design é a palavra em inglês para desenho, do verbo latino designare, que significa traçar, apontar, mostrar uma direção. Além de se preocupar com a estética de um produto, o designer busca a sua funcionalidade. Ele cria e desenvolve projetos gráficos ou de comunicação visual, ou de concepção de objetos ou peças dos mais diversos tipos, a serem produzidos em grande escala.
Ele é responsável pela criação de projetos gráficos para publicações, anúncios e vinhetas de TV e internet. O designer gráfico desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outdoors. Também cria logotipos para marcas, comerciais e industriais, com o objetivo de torná-los atrativos e facilitar a leitura.
O profissional escolhe as fontes que serão usadas nos textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e cria grafismos. Cuida da programação visual de marcas veiculadas em anúncios e campanhas, inclusive em espaços públicos onde a informação deve ser compreensível até para o público iletrado. Desse modo, torna a comunicação mais eficiente e agradável.
No campo digital, elabora sites, templates, peças criativas com finalidade publicitária e veiculação online e, dependendo das suas capacidades e foco, pode desenvolver ilustrações e vídeos em motion (edição de vídeos animados e com mais elementos).
Em qualquer frente de trabalho, cabe ao designer gráfico a concepção da peça desde o momento da ideia até a criação. Para isso, ele pode utilizar sua bagagem de referências ou também o conceito de “design thinking”, que propõe soluções por meio da organização visual das ideias.
O mercado de trabalho
Pode trabalhar em editoras, ou em pequenos escritórios de design, agências de design e de publicidade, gráficas, produtoras, ONGs e setor público ou dentro de empresas e indústrias variadas que não terceirizam seu setor de comunicação e possuam uma equipe interna para isso.
Outra possibilidade é trabalhar como autônomo, prestando serviços para empresas. É aí que está, na verdade, o maior número de ofertas no mercado. As vagas de emprego ainda se concentram nas grandes capitais. Para quem está começando, a melhor maneira de entrar no mercado é estagiar em empresas de designers gráficos, agências de propaganda, editoras e produtoras de vídeo.
O mercado de trabalho para o designer é bastante competitivo e possui certa informalidade. A área demanda uma constante atualização por parte de seus profissionais, que precisam dominar as principais e mais atuais ferramentas de edição do mercado. Também exige que o profissional tenha um perfil organizado, pois a criação de um conteúdo visual é feita de muitas etapas e muitos arquivos. Por fim, o ideal é que o profissional de Design Gráfico tenha bom domínio de inglês, pois muitos bancos de imagens e vídeos são do exterior.
Salário médio: R$ 2.750, segundo pesquisa feita pela Glassdoor. Mas diretores de arte podem alçar salários bem maiores.
O curso
O currículo do curso bacharelado valoriza a formação prática em artes e comunicação visual e é composto de disciplinas teóricas e conceituais como história da arte e do design, cinema, fundamentos da linguagem visual, novas tecnologias e fotografia. Há, ainda, aulas mais práticas como de tipografia, ergonomia, embalagem, marca e softwares de editoração.
Vários cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Desenho Industrial também preparam o profissional para atuar nessa área. A obrigatoriedade do estágio e da apresentação de um trabalho de conclusão de curso depende de cada instituição.
Há também uma grande oferta de cursos de Design Gráfico tecnológicos, tanto presenciais como a distância. Nesse modelo, a duração é mais curta: são dois anos de curso, com menos disciplinas teóricas e mais práticas, focadas no dia a dia do trabalho que o profissional terá.
Além da formação inicial, a profissão de Design Gráfico oferece muitos caminhos e especializações diferentes a serem seguidas. Para isso, você pode procurar cursos livres nas principais instituições do país, como Belas Artes, ESPM, Faap e Senac, e até pós-graduações mais longas nas mesmas e outras faculdades.
Duração média: 4 anos.
O que você pode fazer
Editoração
Criar páginas de jornais, revistas, livros e folhetos, distribuindo o texto e as imagens de acordo com a linha editorial da publicação.
Programação gráfica para TV
Produzir vinhetas para emissoras e peças de publicidade.
Webdesign
Desenhar sites, interativos ou não, para a internet, considerando a melhor forma de transmitir a imagem, as informações e os serviços oferecidos pelos clientes.
Ilustração
Desenha esboços, vetores e grafismos para peça jornalísticas ou publicitárias.
Diagramação
Monta o chamado template, que é o modelo a ser usado por todos os demais designers da equipe para uma arte específica, padronizando as que virão.
Direção de Arte
Coordena todo o processo de arte de um veículo ou equipe. No caso das agências de publicidade, o Diretor de Arte não necessariamente irá gerenciar toda uma equipe – ele pode até mesmo ser “júnior” na hierarquia – mas terá clientes específicos que serão de sua responsabilidade.
Edição de vídeos
O designer gráfico pode ainda se especializar em editoração de vídeos mais simples ou também como motion graphic designer, que nada mais é do que animação.
Tipografia
Cria tipografias, letras e fontes para serem usadas tanto digitalmente como no impresso. Ele pode ainda trabalhar artisticamente em murais físicos.
Business Design
É o designer que atua diretamente em empresas, mesclando conceitos de Design Gráfico com Marketing. Ele irá criar uma identidade visual para a empresa, que irá conduzir todo o tom de voz utilizado pela mesma em suas peças.
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
A área é mais conhecida pelo seu nome em inglês: user experience. Hoje em dia, é um segmento de intensa movimentação e crescimento para os designers, pois esse profissional, o UX, vai fazer com que a experiência do usuário dentro de ambientes digitais seja a mais intuitiva e fluida possível – tanto para websites como para aplicativos. Até mesmo bancos possuem equipes dedicadas a tornar a experiência do usuário em seus aplicativos cada dia melhor.
Outros nomes: Artes Visuais. (artes gráficas.); Comunicação Visual; Design; Design (comunicação visual); Design (programação visual); Design (web/ gráfico); Design – animação digital.; Design de Interface Gráfica; Design Digital; Design Publicitário.
LEITURA INDICADA:
Curso de design gráfico: Princípios e práticas – David Dabner
O essencial do design gráfico – Bob Gordon
100 Ideias que Mudaram o Design Gráfico. De Gutemberg aos Suíços, Hippies e
Punks Até os Tablets – Steven Heller