Secretariado Executivo
Prestam assessoria dentro de empresas, instituições públicas ou privadas, no que diz respeito ao planejamento, à organização e à rotina de trabalho
Secretários executivos atuam junto a altos escalões de organizações públicas ou privadas, planejando e organizando a rotina de trabalho dos executivos e dos setores onde estão lotados, fazendo a ponte com as demais áreas da empresa.
Além de cuidar da agenda do chefe, ele controla os arquivos e a circulação das informações em seu departamento ou na empresa, coleta dados usados para tomadas de decisão e gerencia pagamentos e equipes de apoio. Para isso, domina softwares específicos de planejamento de operações, edição de textos e planilhas de contabilidade.
Como parte de seu trabalho é redigir documentos, é importante que o profissional tenha o domínio da língua portuguesa e de, ao menos, um idioma estrangeiro. É possível ingressar na carreira com um curso tecnológico.
O que você pode fazer
Assessoria e consultoria: atuar como assessor ou consultor autônomo, atendendo executivos na realização de encontros de negócios e eventos, como seminários e palestras.
Secretariado: trabalhar com organização de agendas, arquivamento e atendimento ao público e telefônico.
Secretariado executivo: assessorar executivos e participar de decisões da rotina da empresa, atendendo clientes e fornecedores, organizando arquivos, redigindo documentos. Gerenciar processos administrativos, de controle de qualidade, informações, equipes e comunicações internas e externas da sua área.
Tradução e interpretação: escrever textos em idiomas estrangeiros e traduzir documentos para o português. Fazer a tradução simultânea em reuniões e congressos.
Mercado de Trabalho
Secretariado executivo é a terceira profissão que mais cresce no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
No Brasil, a demanda é boa, mas a crise afetou o mercado, e o avanço da informática aumentou a exigência dos empregadores. Para assessorar a alta gerência, é preciso que domine conhecimentos como organização de eventos, montagem de planilhas de custo, redação e tradução de documentos.
Exige-se, ainda, familiaridade com o ramo do negócio da empresa. Com essas qualificações, ele torna-se um parceiro de seu superior. Há demanda em todo país, especialmente em centros com concentração de indústrias e grandes empresas, como a região metropolitana de São Paulo.
Curso
Os bacharelados fornecem formação básica em responsabilidade social, finanças, gestão de pessoas e contabilidade.
Artes, cultura e cidadania, relações humanas e ética profissional também fazem parte do currículo, assim como redação empresarial, protocolo e etiqueta. Aulas de idioma estrangeiro (no geral, inglês) ocupam boa parte da carga horária.
Estágio e trabalho de conclusão costumam ser obrigatórios.
Atenção: grande parte das instituições oferece o curso de Secretariado Executivo Bilíngue ou Trilíngue.
Duração média: 4 anos.
Legenda:
Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante
★★★★★ - Excelente
★★★★ – Muito bom
★★★ - Bom
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado