Publicidade e Propaganda
Conheça as melhores faculdades, os detalhes do curso e o mercado de trabalho de Publicidade e Propaganda
O publicitário cuida da criação de campanhas e peças publicitárias. Trabalha para apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promove sua venda ou garante a boa imagem da marca ou empresa junto ao público.
Pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, escolaridade, renda, costumes e hábitos de consumo. Desenvolve a arte de embalagens, cria logotipos para produtos e empresas e produz material promocional impresso, como cartazes, outdoors e folhetos.
Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: anúncios, comerciais de rádio, Tv e cinema, ou banners e pop-ups em sites da internet. Cria os textos e as imagens para a publicidade impressa e roteiros de vídeos para campanhas de Tv e internet, sugere detalhes e coordena os trabalhos de produção. Depois da campanha, avalia o impacto da propaganda sobre o consumidor.
Parte das atribuições do publicitário é exercida por graduados em Marketing. E você pode ingressar na carreira como tecnólogo.
Dúvida do vestibulando
QUAL A DIFERENÇA ENTRE PUBLICIDADE, PROPAGANDA E MARKETING
Propaganda é qualquer comunicação com objetivo de convencer alguém sobre determinada ideia. A propaganda não tem, necessariamente, apelo comercial. Tanto é que existe a propaganda política, que tenta atrair o voto dos eleitores.
Já a publicidade é a propaganda com objetivos claramente comerciais: a propaganda de um salgadinho, na TV é publicidade, porque tem o objetivo de elevar as vendas. Já o marketing é a área da qual a propaganda e a publicidade fazem parte.
Quem trabalha com marketing faz o planejamento estratégico das atividades que visam a aumentar as vendas e os lucros. Assim, publicidade e propaganda são ferramentas do profissional de marketing, a quem cabe planejar a melhor data para o lançamento de um produto, definir as promoções, projetar as vendas e avaliar os resultados de todas essas ações. O “marqueteiro” envolve-se, ainda, com a criação de produtos, de modo a atingir os desejos e as necessidades do consumidor.
O que você pode fazer
Atendimento: servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.
Criação: produzir campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.
Gerência de produto: administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.
Marketing: planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor.
Mídia: escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, TVs, revistas e internet.
Pesquisa: obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.
Produção: fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.
Promoção de vendas: elaborar estratégias de vendas. Desenvolver campanhas promocionais de produtos diversos em restaurantes, supermercados e outros pontos de venda.
Mercado de Trabalho
A publicidade passa por um momento de reinvenção. A massificação da internet e, principalmente, das redes sociais mexeu com o mercado. As grandes campanhas para mídia impressa e TV foram seriamente abaladas, e a crise econômica fez o faturamento das agências de publicidade despencar, gerando demissões.
Apesar do quadro adverso, há oportunidades em agências menores, especializadas em ações alternativas de marketing, como a produção de campanhas em redes sociais ou a promoção de eventos e ações de valorização da identidade corporativa. Essas agências também são contratadas pelas maiores para realizar serviços que as grandes não conseguem absorver.
São boas frentes de trabalho a criação de publicidade on-line e a área de mídias digitais. A publicidade atrelada à internet tem crescido nos últimos anos. Hoje, as redes sociais são uma ferramenta eficaz para a divulgação de produtos ou serviços.
As maiores agências estão em São Paulo, onde os salários são melhores, mas também é maior a concorrência. Capitais de outras regiões e cidades menores do interior são nichos menos explorados.
Curso
O curso é focado em propaganda, ambiente promocional, planejamento de comunicação, criação, marketing, varejo e internet.
Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado na propaganda de áreas específicas, como a política, a comercial e a institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo.
As escolas costumam exigir um trabalho de conclusão do curso.
Atenção: algumas instituições oferecem ênfase em Marketing, como a Fac. 2 de Julho (BA), Fac. Fortium (DF), Facamp (SP), FAM-Americana (SP), Promove (MG) e Unip-SP.
Duração média: 4 anos.
Outros nomes: Comun. e Mkt. (public. e prop.); Comun. Soc. (public. e mkt.); Comun. Soc. (public. e prop. com ênf. em mkt.); Comun. Soc. (public. e prop.); Prop. e Mkt.
Legenda:
Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante
★★★★★ - Excelente
★★★★ – Muito bom
★★★ - Bom
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado