Animação
Este bacharel projeta, desenvolve e produz animações digitais ou analógicas
O bacharel em animação” projeta, desenvolve e produz animações digitais ou analógicas, usando técnicas como 2D (bidimensional), 3D (tridimensional) ou stop motion, em que modelos reais são movimentados e fotografados quadro a quadro.
Ele dá movimento total ou parcial a produções visuais, sejam elas desenhos, fotografas, massa de modelar ou computação gráfica, para filmes, desenhos animados, curtas-metragens, publicidade, games e aplicativos de celular.
Com habilidade para desenhar, ele cria um filme quadro a quadro, respeitando a estrutura, a forma, o movimento, o gestual e as expressões faciais do personagem. Em estúdio de cinema, produz curtas e longas-metragens de animações.
Em emissora de TV, pode criar vinhetas e fazer abertura de programas. Na publicidade, desenvolve animações para comerciais veiculados por diferentes mídias, inclusive na internet. No setor educacional, faz animações para cursos de educação a distância ou para vídeos de aulas complementares.
O animador atua sempre com o diretor de arte, cenógrafos e iluminadores, entre outros profissionais. Também é possível trabalhar como autônomo. Nesse caso, o bacharel cobra pelo trabalho completo ou pelos segundos ou minutos animados.
O que você pode fazer
Colorista: escolher as cores que serão usadas para compor personagens, cenários e tudo mais envolvido no projeto, pensando na beleza plástica do conjunto.
Design de personagem: criar personagens a partir de um roteiro ou briefing definindo suas características, seu figurino, seus movimentos e sua voz.
Direção: coordenar a execução da animação, da escolha da técnica ao planejamento da produção. Definir cenários, sonoplastia, dublagem e edição final do material.
Edição: selecionar e organizar as cenas gravadas para dar continuidade ao filme ou desenho animado de forma a criar uma história completa.
Efeitos visuais: criar animações para serem usadas como efeitos visuais em outros projetos audiovisuais, como filmes, ou elaborar efeitos para serem usados nas próprias animações.
Infografista: criar infográficos animados para revistas, jornais, portais e agências online.
Modelagem 3D: criar cenários e personagens, usando programas que moldam figuras em três dimensões.
Produção: planejar e executar ações para a gravação, desde a contratação de profissionais até captação de recursos, realização de orçamento e cronograma.
Mercado de Trabalho
A animação brasileira está em alta. Especialmente, as séries produzidas para a TV, como Peixonauta, cujas duas temporadas foram vendidas para mais de 90 países e deram origem ao longa Peixonauta, o Filme. O bom momento se deve à lei que obriga os canais de TV por assinatura a terem uma cota diária de produção nacional.
As produções para TV e web são as que mais demandam o bacharel. No cinema, o mercado tende a crescer graças às distribuidoras que começam a trabalhar com a animação nacional.
Só de 2001 a 2016, chegaram aos cinemas 18 animações brasileiras longas-metragens. “Muitos bacharéis vão trabalhar fora do Brasil após formados”, diz o professor Luis Moraes Coelho, coordenador do curso de Cinema de Animação da UFMG.
Agências de propaganda também oferecem vagas na produção de filmes publicitários. A indústria de games e a área de ensino vêm crescendo, com boas perspectivas para os próximos anos. O bacharel pode ainda trabalhar produzindo animações para sites de empresas e infográficos animados para portais jornalísticos, revistas e jornais.
Curso
O primeiro ano do bacharelado é dedicado a disciplinas gerais na área de artes e design. O aluno estuda semiótica, teoria da animação e cinema, narrativa e linguagem visual, computação gráfica e história da arte.
A partir do segundo ano, as disciplinas práticas entram na grade curricular, como desenho para animação 2D e 3D, edição de vídeo, modelagem, escultura digital, cenários, criação de personagens, edição de som, charge, storyboard e motion design.
Estágio e trabalho de conclusão (geralmente, uma produção de animação), são obrigatórios.
Atenção: algumas instituições oferecem cursos de Produção Audiovisual, Produção Multimídia e Design, com ênfase em animação.
Duração média: 4 anos
Outros nomes: Artes Vis. (cin. de anim.); Cin. de Anim.; Cin. de Anim. e Artes Dig.; Design (anim.); Design de Anim.
Duração média: 2 anos.
Outros nomes: Des. de Anim.; Design de Anim.