Hotelaria
O profissional de Hotelaria é responsável pelo funcionamento e pela direção de hotéis, resorts, pousadas, flats, spas e estâncias
O profissional de Hotelaria é responsável pelo funcionamento e pela direção de hotéis, resorts, pousadas, flats, spas e estâncias. Ele atua nos serviços de acomodação, alimentação, recreação e lazer. Contrata, orienta e supervisiona funcionários, cuida das questões financeiras, organiza as compras e mantém as instalações.
Pode participar da montagem de novos empreendimentos e definir estratégias de comunicação e marketing conforme seu público-alvo e as características econômicas e culturais da região. Também pode se envolver na organização de eventos.
A formação habilita o profissional para trabalhar em hospitais (hotelaria hospitalar), spas, parques temáticos, centros gastronômicos, cruzeiros marítimos, e administrar condomínios comerciais, como shopping centers. Você pode ingressar na carreira como tecnólogo.
O que você pode fazer
Administração: gerenciar hotéis, flats, condomínios, resorts, pousadas, albergues, parques temáticos, restaurantes e casas noturnas, assim como a área de recepção de hospitais, shopping centers, bancos e clínicas médicas. Supervisionar todas as atividades relativas à operação e à manutenção do estabelecimento, como limpeza, reservas e serviço, além de organizar os serviços oferecidos aos hóspedes e clientes.
Concierge: dar assistência aos hóspedes em questões práticas como reservas de restaurantes, busca de ingressos para espetáculos, indicação de passeios e locais de compra.
Eventos e negócios: organizar congressos, feiras e seminários e coordenar o transporte, a acomodação e o entretenimento dos participantes.
Gastronomia: coordenar a preparação de refeições em hotéis e restaurantes, definindo cardápios e cartas de vinho e contratando cozinheiros e garçons.
Hotelaria hospitalar: gerenciar uma estada agradável e confortável para pacientes internados, controlando os serviços de quarto, alimentação, bebidas e limpeza, entre outros.
Planejamento e empreendimento: programar a construção e a instalação de hotéis, resorts e pousadas de acordo com o potencial turístico, a localização e a infraestrutura de um local determinado. Promover um empreendimento e definir o preço de diárias e serviços.
Recursos Humanos: contratar, treinar e administrar funcionários de hotéis.
Mercado de Trabalho
O setor de hotelaria teve forte expansão nos últimos anos com a realização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Novos hotéis foram construídos e muitos foram renovados a fim de acomodar os milhares de visitantes estrangeiros que desembarcaram no Brasil.
Ao mesmo tempo, a valorização do dólar em relação ao real estimulou as viagens internas, aquecendo o turismo nacional. Esse cenário levou a um aumento de oportunidades para esses graduados.
Administradoras de condomínios comerciais e shopping centers também demandam o profissional, especialmente os com experiência em concierge. Outro nicho em crescimento é o de hotelaria hospitalar. “O bacharel é contratado para cuidar do conforto do paciente e de seu acompanhante durante a internação, cuidando da qualidade dos alimentos e da acomodação e prestando serviço de concierge”, diz Luanda Fratchesca Gomes, coordenadora dos cursos de Hotelaria e Hotelaria Hospitalar do Grupo Educacional Hotec (SP).
Nas capitais do Sudeste, especialmente São Paulo, o destaque é o turismo de negócios. A cidade abriga centenas de feiras, congressos e eventos corporativos por ano. A cidade do Rio de Janeiro permanece um destino muito procurado por brasileiros e estrangeiros. No Sul, o turismo enogastronômico (a combinação de vinhos e alimentos nas refeições) abre vagas para especialistas na área de comidas e bebidas. No Nordeste, a demanda é maior em resorts; no Centro-Oeste o forte é o turismo ecológico.
Curso
O bacharelado mescla matérias teóricas e práticas introdutórias à indústria da hospitalidade. Inclui disciplinas gerais, como contabilidade, filosofia e economia mundial; e específicas, como governança ou gastronomia, que costumam ser dadas em laboratórios ou hotéis-escola, e ocupam boa parte da carga horária. Estágio e trabalho de conclusão são geralmente obrigatórios.
Atenção: a DeVry FBV, em Recife (PE), oferece Hotelaria com ênfase em Gastronomia.
Duração média: 3,5 anos.
Assim como o bacharel, o tecnólogo também recebe formação para atuar na administração geral dos estabelecimentos hoteleiros, além de coordenar serviços específicos, como recepção, manutenção de ambientes, organização da infraestrutura ou alimentos e bebidas. O currículo é focado em aulas práticas em hotéis ou laboratórios que simulam ambientes hoteleiros. Em sala de aula, o aluno estuda disciplinas teóricas como administração, análise financeira, marketing e legislação turística.
Duração média: 2 anos.
Outro nome: Hot. Hosp.
Legenda:
Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante
★★★★★ - Excelente
★★★★ – Muito bom
★★★ - Bom
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado