Com o objetivo de dinamizar o processo de aprendizagem ligado a cursos online e dar acesso gratuito aos interessados no conteúdo da Universidade de Stanford, o professor do Instituto de Computação e Engenharia da instituição, Amin Saberi, , criou a startup NovoEd. No site é possível ingressar em diferentes oficinas ministradas por especialistas e trabalhar em grupo com outras pessoas que também estiverem acessando o portal.
Os temas são variados, entre eles "Saúde e Tecnologia mobile", "Finanças", "Anatomia", Empreendedorismo" e "Sustentabilidade". Alguns cursos são voltados alunos da universidade, outros são livres. Para participar basta selecionar um curso, acompanhar as aulas e completar os exercícios propostos, simulando o ambiente de uma sala de estudos tradicional sem abrir mão de ferramentas como as redes sociais. As aulas são criadas com base em exercícios realizados em grupo que obrigam os alunos a trocar ideias e validar o trabalho do outro. Os cursos têm como premissa estimular a interatividade entre os participantes, por meio de ferramentas como o Google Hangout, Twitter e Facebook, permitindo colocar os alunos de diferentes partes do mundo em contato e, muitas vezes, formar grupos para fazer atividades.
A NovoEd recebeu investimento semente de cinco fundos e diversos investidores-anjo. O modelo da startup foi testado por meio de uma plataforma criada no site da Universidade de Stanford chamada Venture Lab. O curso "Empreendedorismo Tecnológico" atraiu 40 mil estudantes de 150 países na fase de testes. Ao final do curso, muitas empresas foram criadas e chegaram a receber investimento.
Para conhecer a ferramenta e os cursos disponíveis, acesse o site NovoEd.
LEIA MAIS