Estudantes brasileiros que estejam fazendo mestrado ou doutorado nas áreas de Antropologia, Arqueologia, Etnologia, História da Arte, Museologia ou outros cursos nas áreas de Ciências Sociais e Humanidades serão selecionados pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para participar do Intercâmbio Brasil-França, em Paris. O objetivo do programa é proporcionar conhecimentos práticos junto aos mais renomados profissionais franceses da área.
Os selecionados passarão por duas semanas de formação no Seminário Internacional de Verão de Museologia e depois, dois meses e meio de estágio em museus franceses. O programa terá início em 31 de agosto e término em 30 de novembro. Os selecionados receberão auxílio financeiro incluindo seguro saúde, mensalidade referente aos três meses de intercâmbio, passagem aérea de ida e volta Brasil-França-Brasil ou auxílio deslocamento e auxílio instalação (pago apenas uma vez).
Para participar da seleção, o estudante deve possuir nacionalidade brasileira, comprovar proficiência em francês por meio de certificados internacionais, não receber nem ter recebido bolsa de estudos do governo brasileiro para a realização de pós-graduação, residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 21 de março através do e-mail asint.selecao@museus.gov.br.
Mais informações podem ser obtidas no edital disponível no site do IBRAM.
LEIA MAIS