Sou introspectiva, mas gosto de ter contato com pessoas, principalmente para ajudá-las. Acho que medicina me faria sentir que sou útil para as pessoas. Mas a duração do curso, de oito anos, me faz ter receio de escolhê-lo. Além disso, não gosto da previsibilidade da escolha, parece que escolhi só porque é tradição. Moro no interior e aqui quem é bom aluno faz Medicina ou Direito. O que devo fazer? Enviado por Anônimo
Se você abraçar uma profissão levando apenas em conta a tradição, podemos dizer que sua escolha está pautada em poucas determinações. Agora, se a partir de uma tradição você refletir profundamente e tornar a tradição uma verdade para você, pode ser uma ótima decisão. Negar uma profissão só porque ela é tradicional é tão perigoso quanto escolhê-la para acompanhar a tradição.
O curso de Medicina é o mais longo de todas as formações universitárias. São seis anos num curso de período integral e é aconselhável buscar uma residência que dependendo da área pode levar mais uns quatro anos.
Você aparenta conhecer o trabalho do médico, mas seria interessante aprofundar seus conhecimentos sobre a profissão. Leia tudo o que puder sobre ela e converse com profissionais do ramo. Analise a grade curricular das faculdades de Medicina das instituições onde você quer estudar. Além disso, olhe todas as opções de graduação para saber alguma outra lhe interessa.
– Guia de Profissões
– Guia de Profissões: Medicina