Quero começar a faculdade no próximo semestre e ainda estou em dúvida entre Farmácia ou Química. Na verdade, queria muito fazer Farmácia, mas pelas minhas pesquisas o curso de Química parecer ser mais promissor. Tenho medo de fazer a escolha errada e por isso não ter um retorno financeiro e nem satisfação profissional. O que eu faço?
Enviado por Josiane L Silva
As escolhas que uma pessoa realiza envolvem diferentes fatores, como oportunidades concretas que se apresentam para sua realização e intensidade de esforços que ela quer e pode dedicar para o alcance de seus objetivos. De outra forma, a atração por determinada profissão é fundamental para o aumento da motivação, o que pode compensar remunerações não tão atraentes, bem com permitir que uma pessoa desponte nesta profissão e receba rendimentos maiores que a média de seus profissionais. No entanto, o mercado de trabalho tem regras próprias, o que pode limitar as oportunidades mesmo ao profissional mais capacitado e motivado.
Nesse sentido a negociação entre variáveis como as apontadas em sua pergunta requer que você reflita sobre seus valores pessoais e os riscos que pode correr em seu projeto profissional. Note que toda escolha envolve riscos que devem ser encarados racionalmente, mas também com coragem e responsabilidade.
Leia mais:
– Como está o mercado para quem cursa Farmácia?
– O curso de Farmácia tem um futuro promissor no Brasil?