Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Assine com preço absurdo

Um curso mais específico ou um abrangente?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 out 2009, 15h08 • Atualizado em 16 Maio 2017, 13h52
  • Olá, estou ainda no Ensino Médio, e estou em dúvida entre os cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia Química. Ambas envolvem química (que é a matéria que eu mais gosto), porém há uma diferença: o curso de Eng. Química é mais abrangente do que de Materiais. Materiais seria um subgrupo. Eu realmente quero fazer Eng. de Materiais, mas estou com medo de não conseguir emprego por ser um curso mais específico. E agora, o que eu faço?
    Enviado por Graziela Pentean

    A Engenharia Química, segundo a descrição no Guia de Profissões do GE é "a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas." A Engenharia de Materias é "o ramo da engenharia voltado para a pesquisa de materiais e de novos usos industriais para os materiais já existentes".

    Como você já percebeu, os dois cursos mantêm proximidades, e de fato Materiais é mais específico do que Química, o que não quer dizer que esta é melhor. A Engenharia Química vai se preocupar com os processos industriais e tem menos química na sua grade do que se imagina. Faça um levantamento na internet e veja a grade curricular tanto dos cursos de Materiais quanto de Química nas faculdades que você tem interesse em entrar.

    A área de Materiais envolve a física e a química e cada vez mais se faz importante para a sociedade. Não podemos esquecer que a natureza de onde são extraídas as matérias-primas tem um horizonte finito.

    Caminhamos para uma sociedade em que a formação inicial não se constitui como uma prisão que não permite que a pessoa saia daquele lugar. Cada vez mais, esta formação deve ser encarada como ponto de partida e não como ponto de chegada. Não temos condições de saber como estarão "as coisas" daqui a 5 anos quanto você se formar e assim fica difícil prever como estará o mercado de trabalho. O que está sob seu alcance é buscar uma ótima formação para disputar um mercado provavelmente bastante disputado.

    Publicidade

    Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade
    Um curso mais específico ou um abrangente?
    Mundo do Trabalho
    Um curso mais específico ou um abrangente?
    Orientador profissional esclarece

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR
    OFERTA

    Plano Anual
    Plano Anual

    Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

    Apenas R$ 1,99/mês*

    Plano Mensal
    Plano Mensal

    R$ 19,90/mês