Gostaria de saber se toda grande empresa precisa de um profissional de Relações Internacionais. Elas preferem quem trabalha com comércio exterior ou com RI? A atuação destes profissionais é mais política do que relacionado a comércio e negócios?
Enviado por Luciane Ambrus
Desde que o processo de globalização do capital se intensificou, as empresas e outros órgãos (como públicos e do terceiro setor) aumentaram muito a demanda por profissionais capazes de compreender as relações jurídicas, de costumes e comerciais entre os países, expandindo a busca em Relações Internacionais (RI) e Comércio Exterior.
Empresas focadas em ampliar seu mercado externo optam em geral por profissionais de Comércio Exterior. No entanto, isso não significa que o profissional de Relações Internacionais não opere no mesmo campo. Sua formação contempla elementos de direito internacional, teorias econômicas, sociologia, antropologia e ciência política e outros conteúdos ligados às humanidades.
+ Teste: Relações Internacionais é o curso que eu quero?
O RI é formado para ser um negociador em qualquer campo da atividade humana, inclusive o econômico, não apenas no campo político. As vagas para este profissional têm sido ampliadas nos últimos anos. Procure pesquisar ambas as formações e verificar com qual mais se identifica. Considere que o domínio de uma ou mais línguas é um requisito indispensável nestas profissões, planejando seu aprendizado nos próximos anos.