Meu nome e Pâmela, tenho 21 anos e não imagino o que fazer da minha vida em relação à profissão. Já fiz vários testes vocacionais, mas não me encontro. Também tenho um pouco de insegurança em fazer algo que não me dê retorno financeiro. Gostaria muito de uma ajuda, pois já perdi muito tempo com esta indecisão.
Enviado por Pâmela Grazielle da Silva
Por mais que testes possam informar sobre certas características e habilidades que você já desenvolveu, não exploram outros fatores como condição socioeconômica, a dinâmica do trabalho em nossa sociedade, desafios que você queira se propor e dificuldades que deseja superar, aprofundamento das imagens profissionais com as quais você já teve contato entre outros fatores.
As escolhas que uma pessoa realiza envolvem diferentes fatores, como oportunidades concretas que se apresentam para sua realização e intensidade de esforços que ela quer e pode dedicar para o alcance de seus objetivos.
É natural que diante de escolhas uma pessoa tenha certa insegurança, pois toda escolha envolve riscos, ganhos e perdas – perdem-se as opções preteridas.
Outro fator complicador é que o mercado de trabalho varia em função de diversos fatores, tais como movimentos da economia, desenvolvimento de novas tecnologias, mudança de atribuições das profissões, variação do número de profissionais disponíveis no mercado, entre outras.
A atração por determinada profissão é fundamental para o aumento da motivação, o que pode compensar remunerações não tão atraentes, bem com permitir que uma pessoa desponte nesta profissão e receba rendimentos maiores que a média de seus profissionais. No entanto o mercado de trabalho tem regras próprias, o que pode limitar as oportunidades mesmo ao profissional mais capacitado e motivado.
Para fazer a sua escolha realize o seguinte percurso: avalie seus interesses, que áreas lhe atraem. Em seguida, pesquise as perspectivas de mercado e remuneração nestas áreas, consultando publicações especializadas como o Guia do Estudante, sites de associações profissionais e de universidades.
Por fim, considere que o tempo despedido por você até agora foi necessário e não perdido. Utilize-o como experiência acumulada.
Leia mais:
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?
– Você aproveita corretamente as aulas?