Tenho vontade de trabalhar em laboratorio analisando produtos. Pensei em fazer uma graduação em Química, mas não sou muito boa em matemática e sou péssima em fisica. Será que poderei me dar bem nessa graduação mesmo assim?
Enviado por Márcia Regina
Primeiro, vamos por partes. Em um curso de Química, você usará bastante o conhecimento em física e matemática, uma vez que o bacharelado em Química contém conteúdos ligados a cálculo, bem como às propriedades físico-químicas das substâncias (densidade, trocas de calor, viscosidade, etc). Além disso, as tarefas laboratoriais ligadas a esse curso exigem controles e rigor metodológico bastante apoiados em modelos matemáticos.
Apesar de precisar usar muito física e matemática no dia a dia da graduação de Química, considere que suas dificuldades podem ser superadas por meio de dedicação intensiva aos estudos, grupos de estudo e orientações dos professores, desde que seu objetivo seja motivador o suficiente.
Entretanto, se a sua vontade maior é pelo trabalho em laboratório, muito mais do que fazer propriamente um curso de Química, considere também que a análise e desenvolvimento de produtos por meio de experimentos e processos que envolvam atividades em laboratórios estão presentes em vários ramos do conhecimento. Desenvolvimento de medicamentos e cosméticos, análise de estrutura de materiais metálicos, da composição de solos, engenharia genética, análises clínicas de tecidos e substâncias orgânicas, são apenas algumas das possibilidades.
Nesse sentido, “trabalhar em laboratórios” não é uma exclusividade de químicos, mas pode ser também uma atividade rotineira e central de biólogos, médicos, biomédicos, farmacêuticos, físicos, engenheiros, biotecnólogos, entre outros.
Pesquise as profissões citadas acima, avalie as grades curriculares e sua disposição para enfrentar os desafios a enfrentar. E faça a sua escolha!
Leia mais:
– Saiba tudo sobre o curso de Química
– Quero trabalhar em laboratórios, e agora?