A dificuldade de um estudante que irá prestar o vestibular muitas vezes começa antes mesmo de ele dar início aos estudos: na hora de decidir qual curso irá escolher. São tantas opções que é comum ficar na dúvida e questionar suas maiores certezas.
Afinal, você sempre gostou de séries sobre Direito, mas será que é nessa área que você quer seguir? Você é apaixonado por animais, mas consegue se ver fazendo Veterinária? E se ser bom em Matemática é o suficiente para querer cursar Engenharia?
A resposta para todas essas perguntas é sim – e não.
“Um dos pontos importantes é o aluno conhecer sua própria história de vida e acadêmica. Com quais disciplinas ele tem maior facilidade ou dificuldade em lidar? Fazer esse exercício ajuda a entender em qual área de atuação ele terá maior sucesso”, diz Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH. Mas ele alerta: nada de deixar seu sonho de lado em prol do que o histórico pedagógico indica.
A psicóloga Michaela Fortunatto Mieli, do Curso e Colégio Oficina do Estudante, separou algumas dicas para te ajudar a descobrir qual a melhor opção para você:
Habilidades pessoais
Você precisa identificar as áreas com as quais você mais se identifica, mais gosta e tem mais afinidade.
Conhecimento sobre o mercado de trabalho
Pesquise qual é o cenário atual daquela profissão, pois ela muda com o passar do tempo; então, a visão que você tinha há alguns anos pode não ser a realidade atual.
Conheça a profissão
Converse com profissionais e estudantes sobre como a profissão realmente é na prática.
A remuneração não pode ser o único fator
A remuneração é importante na carreira, afinal é com ela que você irá se sustentar. Porém, pensar apenas nisso pode tornar o profissional frustrado e infeliz, o que pode até acarretar baixa remuneração.
Saber diferenciar hobby de profissão
Hobby é uma atividade prazerosa, mas sem a obrigação de ser praticada diariamente. Já a profissão fará parte da sua rotina.