Quero cursar Direito para ser promotora ou escrevente. É possível?
Orientador profissional esclarece
Quero muito cursar Direito, mas não para ser advogada. Queria algo como promotora de justiça e escrevente. Qual faculdade pode ser boa o bastante pra ser reconhecida nessa área? E tenho muito medo de esquecer tantas leis e detalhes. O que faço?Enviado por Daniela Nogueira
A formação no curso de Direito trata de conteúdos e de formas que pretendem garantir a seus alunos mais que a memorização das leis, e sim métodos que os auxiliem na pesquisa de leis e jurisprudências – decisões previamente definidas em casos similares. Você não precisa se preocupar em saber milhares de coisas de cor, mas sim em como pesquisá-las e interpretá-las.
Para ser promotora, você precisa se tornar bacharel e prestar concurso público. Já para ser escrevente é suficiente a formação no ensino médio, mas o ingresso na carreira também ocorre por meio de concurso público.
O escrevente é o relator dos processos, quem transcreve o que é dito por testemunhas, advogados, réus e juízes no decorrer de processos jurídicos. Não existe melhor faculdade para o preparo do promotor.
Fazendo uma boa faculdade e estudando muito, a pessoa estará se preparando para o concurso de promotor. É importante saber que eles são muitíssimo disputados e além disso são muito exigentes.
Leia mais:
Direito é mesmo o que eu quero?
Curso Direito, mas tenho medo de falar em público. Isso vai me prejudicar?
Não quero ser advogada de porta de cadeia, mas gosto de Direito. O que eu faço?
ão passei na OAB, como conseguir emprego na área do Direito?