Quer trabalhar com cerveja? Veja as possibilidades no mundo cervejeiro
O ramo cervejeiro, forte no Brasil, tem trazido boas oportunidades em diversas áreas
O Brasil é o terceiro maior fabricante mundial de cerveja, com 13,3 bilhões de litros produzidos, atrás, somente, da China (46 bilhões) e dos Estados Unidos (22,1 bilhões). E especialistas apontam que esse mercado continuará crescendo nos próximos anos.
Quem apenas vê a “breja” gelada na mesa, pode não pensar em como chega até ali. Fazer cerveja envolve diversas etapas e processos químicos e muitos profissionais estão por trás.
Mas se você adora a bebida e já pensou em trabalhar no mercado cervejeiro, saiba que há oportunidades bem bacanas em pequenas, médias e grandes cervejarias, importadoras e distribuidoras, bares e restaurantes, escolas cervejeiras e eventos.
Para entender melhor sobre as possibilidades nesse ramo, conversamos com Luana Moraes, gerente de RH (Talent Acquisition) e a Beatriz Ruiz, gerente de Educação Cervejeira e Experiências de cervejas craft, ambas do Grupo HEINEKEN.
Mestre cervejeiro e sommelier de cervejas
O mestre cervejeiro cuida de todo o processo produtivo de cervejas nas fábricas: desde a seleção dos ingredientes necessários, a composição dos elementos, até verificar a qualidade e o sabor no final da produção.
“Já o sommelier de cervejas entende do serviço, da análise sensorial, dos estilos de cerveja, como servir, como harmonizar com alimentos diferentes”, explica a sommelier Beatriz Ruiz. Esses profissionais trabalham normalmente em bares, restaurantes, importadoras/distribuidoras/cervejarias, indicando, vendendo e/ou servindo cervejas.
As duas áreas não têm uma formação acadêmica específica, nem um curso superior específico. A Beatriz, por exemplo, é formada em Letras.
Mas, principalmente, com a popularização da cerveja artesanal, a oferta de cursos para quem quer ser mestre cervejeiro ou sommelier – do nível básico ao avançado – aumentaram, como relata a jornalista Juliana Simon, sommelière de cervejas, mestre em estilos e especialista em harmonização pelo Instituto da Cerveja Brasil, em seu blog Siga o Copo, no Uol. Confira aqui a lista de indicações que a especialista selecionou de onde estudar.
Esteriótipos
Beatriz conta que muitas pessoas ainda têm a ideia equivocada que trabalhar na produção de cerveja é o melhor trabalho do mundo, porque os cervejeiros bebem o dia todo. Ela rebate: “Não posso dizer que não é uma profissão incrível, mas temos responsabilidades e partes burocráticas do trabalho como em qualquer área”.
A sommelier também afirma, por experiência própria, que os estereótipos em relação à profissão continuam, principalmente, na questão de gênero. “Quando alguém pensa nessas profissões, logo vem a imagem da pessoa do sexo masculino, com barba, o típico “beer geek”. Perguntas como ‘nossa, tão pequenininha e feminina, entende mesmo de cerveja?’ são frequentes no nosso dia a dia, infelizmente”, conta.
Engenheiros no mercado cervejeiro
O CREA-ES (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo) ressaltou como o setor de bebidas abre mercado para engenheiros das diferentes áreas (de Produção, Alimentos, Química, bem como Bioquímica, Bioprocessos e Biotecnologia. Entenda como cada uma pode atuar no ramo cervejeiro.
Engenharia de Produção: desenvolve e gera processos desde a cervejaria até a produção de equipamentos e insumos;
Engenharia de Alimentos: atua na fabricação, no monitoramento da matéria-prima, bem como na embalagem e transporte;
Engenharia Química: trabalha no processo de transformação;
Engenharia Bioquímica: trabalha com processos fermentativos ou enzimáticos na linha de produção.
Espaço para diversas áreas
Além das áreas especialistas de cerveja citadas acima, o crescimento do mercado cervejeiro também abre espaço para outras áreas, que também são bastante importantes para o negócios, como o Marketing, Direito, Relações Públicas, Sustentabilidade, Administração e Tecnologia.
Independente do setor, é de suma importância que o profissional, em uma empresa do ramo, esteja familiarizado com esse mundo e a produção de cerveja. “Na área jurídica, por exemplo, precisamos de profissionais que estejam por dentro das leis e regulamentações do ramo e conheçam as limitações de anúncios para bebidas alcoólicas “, explica Luana Moraes, gerente de RH da Heineken.
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