"Quero escolher uma profissão que me faça sentir ainda mais forte. Já pensei trabalhar com Direitos Humanos, ser delegada de polícia ou mesmo seguir a carreira militar. Depois que eu prestar o Enem, vou tentar me alistar no exército para atuar nas linhas de combate. Gosto de romper com os estereótipos. Fui a primeira menina negra a pintar o cabelo na minha escola, por exemplo. Foi se o tempo em que eu ficava triste se me chamavam de morena, pretinha. Sou negra, me chamem de preta, que é o que sou."
Giovana Campos, 16 anos, São Paulo, SP
(Gabriela Portilho/Guia do Estudante)
Todo ano, a Feira Guia do Estudante recebe dezenas de milhares de visitantes. Cada um tem um sonho e uma história para contar. Nós ouvimos alguns deles.
A feira ocorre entre os dias 14 e 16 de setembro no Anhembi (São Paulo). Faça a sua inscrição online ou se cadastre diretamente no local do evento .
1/5 "Quero escolher uma profissão que me faça sentir ainda mais forte. Já pensei trabalhar com Direitos Humanos, ser delegada de polícia ou mesmo seguir a carreira militar. Depois que eu prestar o Enem, vou tentar me alistar no exército para atuar nas linhas de combate. Gosto de romper com os estereótipos. Fui a primeira menina negra a pintar o cabelo na minha escola, por exemplo. Foi-se o tempo em que eu ficava triste se me chamavam de morena, pretinha. Sou negra, me chamem de preta, que é o que sou." Giovana Campos, 16 anos, São Paulo, SP (Gabriela Portilho/Guia do Estudante) 2/5 "Desde pequeno ajudo a minha vó a cuidar dos animais na chácara. Sempre que algum deles adoecia eu ajudava a cuidar das feridas e fazer curativos. Nunca pensei em ser outra coisa que não fosse veterinário. Minha vó ainda hoje me incentiva e me inspira a seguir essa profissão. Além dos bichos da chácara cuido de três gatos e um cachorro em casa. Meu sonho é poder tratar os animais para que eles não sofram mais." Pedro Antônio, 17 anos, São Paulo, SP (Gabriela Portilho/Guia do Estudante) 3/5 "Minha mãe sempre foi uma mulher muito forte e liberal, que me encorajou a ser quem eu quisesse ser e seguisse meus caminhos pessoais e profissionais. Hoje, encorajo as pessoas a fazerem o mesmo e escolherem aquilo que as mova de verdade. Só quando a gente gosta profundamente do que faz consegue fazer aquilo dar certo." Marina Person, cineasta, São Paulo, SP (Gabriela Portilho/Guia do Estudante) 4/5 "Nunca consegui pensar em ser uma coisa só. Quando eu era criança, meu sonho era ser confeiteira e estilista ao mesmo tempo. Venho de uma família muito politizada que sempre me encorajou a ser quem eu sou. Hoje, gostaria de ser fotógrafa, astrônoma ou arqueóloga, mas também ficaria feliz em ser uma princesa, dessas de filme." Marina Ferreira, 16 anos, São Paulo, SP (Gabriela Portilho/Guia do Estudante) 5/5 "Esse ano vou prestar vestibular para publicidade. Acredito que mais do que vender produtos, a publicidade possa ajudar as pessoas a romperem estereótipos. Não quero fazer publicidade para vender mais do mesmo, quero por meio dela debater política, questões ambientais, combater o machismo e mudar o mundo que a gente vive." Julia de Sales, 16 anos, São Paulo, SP (Gabriela Portilho/Guia do Estudante)
Veja os destaques da programação de palestras e do que vai rolar nos estandes e acompanhe todas as notícias da Feira GE . Para tirar suas dúvidas ou saber como chegar, acesse este link .
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.