Qual profissão permite viajar e trabalhar com entretenimento?
Orientador profissional responde
Por Respondido pelos orientadores do Nace - Orientação Vocacional
Atualizado em 8 jun 2017, 19h08 - Publicado em 7 fev 2017, 16h55
Não há uma profissão cujo objetivo central seja “viajar”; esta pode ser uma necessidade intermediária para a realização de seus objetivos. Por exemplo, muitas pessoas consideram que o objetivo primeiro do turismólogo (profissional formado em turismo) é viajar, conhecer novos destinos para lazer e negócios; isto até pode ser parte de suas atribuições, mas ele deverá estar atento a questões comerciais, possibilidades de fechamento de contratos, administração de carreira de clientes, e até pode ter que realizar quase todas suas atividades sem viajar. O turismólogo pode trabalhar na organização de eventos, em agências de viagem, com hotelaria, ecoturismo, em restaurantes, entre outras áreas.
Profissões que parecem não permitir viagens e contatos com diferentes grupos sociais podem oferecer tais possibilidades. Por exemplo: se você for médico e participar de organizações internacionais de saúde (como a Organização Mundial da Saúde) ou grupos como a associação “Médicos sem Fronteiras”, suas viagens e a interação com diferentes culturas serão intensas.
É possível que um jornalista seja correspondente estrangeiro ou seja escalado para reportagens temáticas em outros países. Ele investiga, pesquisa e relata fatos, acontecimentos, posicionamentos acerca da realidade, do pesamento humano.
O internacionalista (formado em relações internacionais) se volta para a mediação comercial, cultural, política, de conflitos entre empresas e outras organizações de diferentes países O antropólogo pesquisa a analisa a estrutura, organizações e instituições das sociedades ao longo da história. Um cineasta ou um fotógrafo podem se especializar em temas como registro das diferentes configurações sociais ou naturais em diferentes partes do mundo. Vê-se que há possibilidades muito diferentes.
Continua após a publicidade
Você referiu o campo do entretenimento em sua pergunta. Amplie suas perspectivas e procure identificar uma ou algumas atividades-fim profissionais, os objetivos centrais das profissões.
Identificadas as profissões que mais lhe atraem em função das atividades-fim, verifique quais as possibilidades de atuação que podem envolver viagens mais frequentes. Inclusive porque a formação é que dará sustentação a seus projetos e à identidade que você gostaria de construir, mesmo que não conquiste totalmente o objetivo de viajar frequentemente.
1/12 O GUIA DO ESTUDANTE fez uma lista com profissões para quem gosta de estudar. Será que você se identifica com alguma delas? (GE/Guia do Estudante)
2/12 ARQUEOLOGIA - O arqueólogo explora e analisa materiais encontrados embaixo da terra para estudar a sociedade e as características que ajudaram a constituir as sociedades que conhecemos hoje. A carreira permite que o profissional viaje a vários sítios, em busca de novos objetos de estudo. (Getty Images/Getty Images)
3/12 CIÊNCIAS CONTÁBEIS - É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. Se a carreira for direcionada, o profissional pode trabalhar com auditoria contábil e prestar serviços para empresas de várias localidades. (Getty Images/Getty Images)
4/12 COMÉRCIO EXTERIOR - São as técnicas utilizadas na relação de compra e venda de produtos e serviços com empresas do exterior ou órgãos governamentais de outros países. (Getty Images/Getty Images)
5/12 FOTOGRAFIA - É a captação de imagens com o uso de câmeras, sua gravação e reprodução em papel e meios digitais. Como a área de atuação é bem ampla, o profissional tem a possibilidade de viajar frequentemente. (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
6/12 GEOLOGIA - É a ciência que estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre, além das alterações sofridas por ela no decorrer do tempo. Os profissionais de campo podem fazer viagens frequentemente. (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
7/12 JORNALISMO - São a procura e a divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. Alguns profissionais especializados em esportes e turismo podem fazer viagens frequentemente, por exemplo. (Getty Images/Getty Images)
8/12 LETRAS - É o estudo da língua portuguesa e de idiomas estrangeiros e de suas respectivas literaturas. O profissional pode dar aulas em outros países. (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
9/12 OCEANOGRAFIA - É a ciência que investiga as características de mares, rios, lagos, oceanos e zonas costeiras sob todos os aspectos, desde sua descrição física até a interpretação dos fenômenos que neles se verificam, além de sua interação com os continentes e com a atmosfera. O profissional pode viajar para outros continentes e passar temporadas em alto mar. (Getty Images/Getty Images)
10/12 PILOTAGEM PROFISSIONAL DE AERONAVES - Esse tecnólogo usa técnicas para comandar e pilotar aeronaves de diferentes portes, como helicópteros, monomotores, bimotores, entre outros. ele conhece os modernos sistemas de navegação e as normas de segurança para condução de voo e os aplica no seu trabalho. (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
11/12 PRODUÇÃO DE EVENTOS - Esse tecnólogo planeja, desenvolve e organiza eventos e projetos socioculturais ou de lazer ligados a artes, ciências ou esportes. O profissional pode prestar serviços para empresas que atuam em várias localidades. (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
12/12 TURISMO - Esse profissional cuida do planejamento, da organização, da promoção e da divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e negócios. Em muitos casos, o profissional viaja para fechar contratos de negócios. (Wikimedia/Wikimedia Commons)