Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Qual é a diferença entre Engenharia Ambiental e Ciência Ambiental?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 31 jul 2020, 15h33 - Publicado em 9 set 2010, 12h29

Gostaria de saber qual é a diferença entre Engenharia Ambiental e Ciência Ambiental e quais as perspectivas no mercado de trabalho para ambos os cursos.
Enviado por Georgia

A quantidade de cursos atualmente gera uma infinidade de nomenclaturas que causam ainda mais problemas para quem vive o dilema da escolha profissional. O Ministério da Educação (MEC) poderia intervir mais nisso, regulamentando e restringindo os nomes dos cursos oferecidos pelas instituições públicas e privadas de ensino superior.

Engenharia Ambiental, por ser uma engenharia, prevê em sua grade curricular uma forte base em matemática, física e química e, portanto, é um curso da área de exatas. O egresso deste curso deve se inscrever no Conselho Regional de Engenharia (CREA) do estado em que atua para poder exercer a profissão.

Qual é  a diferença entre Engenharia Ambiental e Ciência Ambiental?

Continua após a publicidade

Segundo informações do site da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), um “um engenheiro ambiental desenvolve e aplica a tecnologia para proteger o meio ambiente dos danos causados pela ação do homem”.

Já a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que oferece o curso de Ciência Ambiental, afirma que o curso tem como objetivo “habilitar a formação do profissional bacharel em Ciência Ambiental com competências e habilidades técnico-científica e política para diagnosticar e propor alternativas para problemas ambientais locais, regionais ou globais e atuar no mercado de trabalho” como cientista ambiental, analista ambiental e remediador ambiental.

Este curso tem abordagem inter e multidisciplinar que envolve as ciências naturais (física, química e biologia) e as ciências sociais (economia, política e antropologia). A área ambiental como um todo está no centro do debate no mundo inteiro. Legislações nacionais e internacionais existem e outras serão criadas para a proteção do planeta. Os profissionais desta área têm muito a fazer.

Entretanto, o binômio desenvolvimento/ambientalismo se constitui num nó que ainda não foi resolvido, apesar da ideia da sustentabilidade (desenvolvimento sustentável) ser um conceito que vem ganhando força nos últimos tempos.

Continua após a publicidade

Um exemplo da discussão a respeito do desenvolvimento sustentável pode ser observado no grande debate a respeito da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, amplamente discutida nos meios jornalísticos.

Leia mais:
– Conheça os melhores cursos de Engenharia Ambiental do Brasil

– Na Real: o dia a dia de um engenheiro ambiental

Publicidade
Publicidade
Qual é  a diferença entre Engenharia Ambiental e Ciência Ambiental?
Mundo do Trabalho
Qual é a diferença entre Engenharia Ambiental e Ciência Ambiental?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.