O caminho mais adequado é buscar o maior número de informações sobre tudo o que está envolvido na escolha de uma carreira: conhecer a si mesmo de forma mais profunda, explorar a realidade do trabalho em nossa sociedade e pesquisar bem as várias profissões que possam se aproximar de seu projeto de vida.
Procure fazer uma reflexão sobre si mesma: investigar seus gostos, suas características pessoais, resgatar sua história pessoal e os interesses que já apresentou na vida, habilidades já desenvolvidas; pense também no que deseja para sua vida, que projetos você já esboçou. Uma forma interessante de fazer isto é conversando com pais e amigos: peça a eles que expressem como te vêem.
O que você conhece sobre a dinâmica do trabalho em nossa sociedade? Como funcionam as relações de emprego, o mercado de trabalho? Diante das atuais mudanças tecnológicas, que perspectivas se abrem para determinadas profissões?
Pesquise sobre as profissões, recorra a materiais informativos, como o Guia do Estudante, acesse sites que descrevam profissões, entreviste profissionais. Procure prestar atenção como os profissionais abordam o cotidiano de seu trabalho via jornais, revistas e outras mídias (como o economista discute as variações da bolsa diante da crise dos títulos hipotecários nos Estados Unidos, como o médico vê o programa de combate a epidemias como a da dengue, etc). Isto poderá lhe ajudar a construir uma imagem mais concreta e abrangente das profissões.
Reflita sobre estas colocações e tente responder às questões propostas. Aos poucos, você vai se assegurar de um número maior de elementos que poderão compor seu ponto de partida para o processo de escolha profissional.