“Qual a diferença entre os cursos de Química e Engenharia Química?”
Ambos ensinam um profundo conhecimento da área - mas um deles tem aplicações e áreas de atuação mais próximas da indústria.
A pergunta desta semana foi enviada pela Karolina Monte. Quem responde é Giselle Simões Bernardo, mestranda em Ensino de Ciências pela USP e professora de química no Colégio Rio Branco, Unidade Granja Viana.
Se você também quiser ter a sua dúvida respondida, mande DM nas nossas redes sociais ou uma mensagem para guiadoestudante@abril.com.br
A ciência química se originou por observações, estudos e experimentos sobre os fenômenos naturais. Busca-se, nos estudos químicos, compreender as transformações da matéria, suas propriedades e possíveis aplicações para o desenvolvimento de diversos setores, como as áreas industriais e tecnológicas, médicas e ambientais.
No curso de graduação em Química, o estudante terá sua formação voltada para a atuação em laboratórios de desenvolvimento ou melhoria de produtos e processos; em laboratórios de análises químicas; na área de pesquisa e desenvolvimento, quer seja na pesquisa tecnológica para o setor produtivo ou na pesquisa pura ou acadêmica.
Outra possibilidade é escolher a licenciatura, voltada para o setor educacional. A graduação em Química tem a duração de 4 a 5 anos, organizada a fim de proporcionar sólidos conhecimentos teóricos de Química, Física e Matemática e domínio de técnicas básicas e avançadas de laboratório e instrumentação.
+ O que mais cai em Química no Enem?
+ Tabela Periódica: consulte e aprenda a ler os elementos, períodos e grupos
Já a graduação em Engenharia Química, com duração de 5 a 6 anos, aplica todos os conhecimentos da área da Química, sendo preparado especialmente para atuar nos campos de pesquisa, desenvolvimento e gerenciamento de projetos. No entanto, a especialidade dessa formação é desenvolver e supervisionar os processos produtivos e operações industriais, simulando situações ocorridas nas fábricas.
Ao falarmos sobre as atuações profissionais, o químico atua de forma direta em laboratórios de pesquisa, inovações científicas e tecnológicas, bem como controle de qualidade e produção industrial. Já o engenheiro químico atua como desenvolvedor e gestor desses processos industriais, ocupando cargos de assessoria, planejamento, gerenciamento e direção dos projetos de produção, de instalações, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.