Oi… Qual a diferença entre os dois cursos, em relação a matérias do currículo e a áreas de atuação de cada profissão? Obrigada
Enviado por Daniela
Engenharia Geológica é outra denominação possível para o curso de Geologia. Este profissional pode se dedicar à exploração de recursos naturais como jazidas de minérios e petrolíferas, análise da estrutura do solo para a construção de túneis e barragens, identificação de áreas de risco de abalos sísmicos, recuperação de solos, exploração de lençóis freáticos, entre outras atividades.
– Saiba mais sobre o curso de Geologia na Guia de Profissões do GE
O curso tem duração de cinco anos. Para conhecer a grade curricular consulte sites de universidades que o oferecem, como o da Universidade de São Paulo (que oferece inclusive o conteúdo de cada disciplina).
Atualmente as perspectivas em geologia são positivas. O crescimento econômico que o país atravessa demanda forte investimento em construção civil (em obras cujas dimensões necessitam do acompanhamento em geoprocessamento), infraestrutura (aeroportos, estradas, instalações e redes sanitárias), demarcação de terras (em grandes loteamentos, assentamentos populacionais, áreas de preservação ambiental), instalações industriais, equipamentos públicos diversos.
A exploração do petróleo da camada pré-sal também é um indicador de aquecimento no mercado de trabalho.
O Geólogo pode trabalhar vinculado a empreiteiras, órgãos públicos (cujo ingresso ocorre por meio de concurso), como consultor autônomo em projetos específicos e como empreendedor (a partir da constituição de escritório próprio de prestação de serviços).
Áreas com menor ocupação territorial tendem a demandar mais atividades em geoprocessamento, o que tem indicado maior número de ofertas de trabalho nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil.
Leia mais:
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?
– O curso de Geologia é o mais indicado para mim?
– Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil? Faça o teste