Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Qual a diferença entre Comunicação Social e Editoração?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h30 - Publicado em 25 nov 2013, 14h50
LONDON, ENGLAND - MARCH 15: People work at computers in TechHub, an office space for technology start-up entrepreneurs, near the Old Street roundabout in Shoreditch which has been dubbed 'Silicon Roundabout' due to the number of technology companies operating from the area on March 15, 2011 in London, England. Entrepreneurs using TechHub are predominantly product-oriented tech companies who rent desk space and use the fast wifi. The relatively low rental rates and proximity to media and internet companies has made the area close to the roundabout a prime location for IT firms and web entrepreneurs. (Photo by Oli Scarff/Getty Images) (/)

Comunicação Social e Editoração são a mesma coisa? Poderiam me esclarecer as diferenças e explicar a função de cauda um, por favor? Obrigada.

Enviado por Livian

Comunicação social é o campo que lida com a linguagem e a comunicação humana, nos sentidos da clareza, da passagem de informações, na utilização de estratégias de convencimento. Cursos como publicidade, jornalismo, relações públicas, audiovisual, radio e tv são deste campo. Há faculdades que oferecem cada uma destas profissões em cursos identificados pelo nome da profissão desde o início. Outras ainda mantém uma forma mais tradicional: comunicação social – habilitação em relações públicas, por exemplo.

Qual a diferença entre Comunicação Social e Editoração?

O curso de editoração (ou Produção Editorial) é também um curso da área de comunicação social. Este profissional pode se ocupar de uma variedade de atividades ligadas a publicação de obras escritas que vão desde a seleção de textos (o que requer amplo conhecimento dos temas a serem publicados) até odomínio de estratégias de marketing, passando por conhecimentos técnicos relacionados a tradução, diagramação e impressão (como a escolha do tipo e o tamanho da impressão).

Profissionais formados em letras, jornalistas e designers gráficos participam do processo e podem assumir funções gerenciais que seriam típicas do produtor editorial. Outras formações também encontram espaço quando as editoras são relativamente especializadas quanto a seus temas. Por exemplo, há editoras que publicam linhas editoriais relacionadas a temas sociais; nelas cientistas sociais com especializações podem ser chamados a ocupar a editoria.

Continua após a publicidade

Outro fator a ser considerado é que a forma de publicação de textos tem passado por mudanças. Muitas publicações “físicas” (livros e revistas em papel) tem perdido espaço para as formas eletrônicas (e-livros, por exemplo), o que indica mudanças ainda não totalmente definidas neste mercado de trabalho.

Há poucos cursos específicos de graduação. A busca de outra graduação como jornalismo ou letrase a especialização em atividades relacionadas a parte do processo editorial de fato se apresenta como possibilidade. No entanto, considere que cada graduação permite o exercício de outras atividades não relacionadas à edição.

Leia mais:
– Vídeo: Saiba mais sobre a carreira de Editoração
– Conheça os 21 cursos de Comunicação e Informação

Publicidade
Publicidade
Qual a diferença entre Comunicação Social e Editoração?
Mundo do Trabalho
Qual a diferença entre Comunicação Social e Editoração?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.