Estou inclinado a prestar vestibular para publicidade mas, pelo que li, tenho medo de encontrar um mercado saturado sem grandes oportunidades e com baixa remuneração. Por serem da área de comunicação, existe possibilidade de atuação como jornalistas? Como funcionam os processos seletivos das principais agências? Qual a média salarial?
Enviado por Eduardo Laurentino
O mercado publicitário encontra-se em momento não muito positivo. Há muitos profissionais formados, o que determina forte concorrência e pressões que não permitem boa remuneração em geral. Considere que as condições de mercado são históricas, variam ao longo do tempo em função das forças econômicas que compõem a sociedade; assim, as condições podem sofrer alterações no futuro.
Além disso, formação de qualidade, cursos de especialização e pós-graduação, construção de experiência sólida desde os estágios são elementos que podem contribuir para o sucesso profissional mesmo em condições não ideais.
A questão do exercício de jornalismo passa pela ausência de legislação que obrigue ao profissional da área ter o bacharelado em jornalismo. Por questões históricas, não bacharéis podem também trabalhar como jornalista. Nesse sentido, também o publicitário. No entanto outras questões devem ser colocadas.
O publicitário é formado de maneira a que o manejo que tenha das formas de comunicação sirva ao objetivo do convencimento, da busca da melhor forma de venda de uma ideia ou produto. Esta formação difere da do jornalista, dirigida à construção da informação, bem sustentada em fontes fidedignas. Para ideia dos salários praticados nas diversas regiões do país consulte o site www.salariometro.sp.gov.br do governo de São Paulo.
Leia mais:
– Qual curso devo escolher: Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda?
– Conheça o dia a dia de um publicitário com o programa Na Real
– Será que Publicidade é o curso certo para mim?