“Sei que o bacharelado em Química abre mais portas para a indústria, porém gostaria de saber se existe essa possibilidade também para o licenciado.”
enviado por Gabriela
A licenciatura em Química tem como objetivo primeiro a preparação do professor de ensino fundamental II e médio. Concretamente, no entanto, o mercado de trabalho absorve estes profissionais também na indústria. Mas é interessante que você observe algumas questões em relação a isso.
Na prática, o bacharel a princípio tem sua formação dirigida para o mercado industrial. Nesse sentido, a disputa por uma vaga pode ser favorável a este profissional. Sem a licenciatura, no entanto, o bacharel não poderia lecionar – o que às vezes também ocorre, em função de necessidades por parte das escolas. A rigor, pela legislação educacional, apenas licenciados poderiam lecionar.
Se seu interesse é pelo trabalho na indústria, melhor realizar o bacharelado. Se sua preocupação é com a ampliação de oportunidades profissionais, saiba que algumas faculdades oferecem bacharelado e licenciatura como formações complementares (em geral você ingressa no bacharelado e pode realizar um conjunto de matérias à parte para conquistar o grau de licenciado).
Por fim, as diferentes faculdades oferecem licenciaturas em Química que duram de 3 a 5 anos. Obviamente uma formação mais extensa é melhor, o que ampliaria suas chances no campo industrial. Pesquise os vários cursos e encontre a melhor síntese em função de seus interesses e possibilidades.