Quero cursar Engenharia Ambiental, mas não sou boa em Química. Devo trocar para outra engenharia ou tentar mesmo assim?
Enviado por Larissa
A Engenharia Ambiental tem como meta central promover condições gerais de manutenção das condições ambientais por meio de técnicas específicas, principalmente lidando com refugos e subprodutos derivados de processo industriais ou orgânicos. Pode trabalhar ligado a indústrias e empresas de setores diversos, como de tratamento de água e esgoto ou qualquer indústria que promova a produção de resíduos que possam impactar o meio ambiente.
Realiza também estudos de impactos ambientais determinados por construções de estradas e barragens, pela ocupação de regiões de mananciais de águas e certificações de empresas de acordo com a legislação ambiental.
A origem histórica dos cursos de Engenharia Ambiental é a Engenharia Sanitária. O conteúdo do curso é diversificado, incluindo uma carga de Química talvez menor do que possa parecer de início. Como toda engenharia, há uma carga densa de disciplinas ligadas a cálculo, mescladas com geologia, legislação ambiental, matérias ligadas à engenharia civil como estruturas e hidráulica e topografia e mesmo ligadas à biologia.
Para conhecer as matérias e os conteúdos estudados acesse este link, que apresenta a grade do curso da USP. Além dessa pesquise outras grades curriculares das faculdades que oferecem a opção. Procure refletir sobre os motivos que a levaram a esta escolha de forma a poder avaliar quanto poderá despender de esforços para superar eventuais desafios.