Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Assine com preço absurdo

Meu estilo pode atrapalhar na área de Psicologia?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 ago 2013, 19h34 • Atualizado em 16 Maio 2017, 13h31
  • Bom, eu gostaria de seguir cursar Psicologia, mas tenho um estilo muito moderno e fico com medo de que com a escolha da profissão eu tenha que me privar da minha personalidade. A área de Psicologia é muito fechada e conservadora?
    Enviado por Leticia Lopes

    Meu estilo pode atrapalhar na área de Psicologia?

    Com raríssimas exceções, não há características pessoais que de fato impeçam o ingresso em uma profissão. Ao contrário do que geralmente se acredita, não existe um “casamento ideal” entre uma profissão e características pessoais.

    As profissões permitem exercícios muito variados e mudam ao longo do tempo. No caso da psicologia, o profissional pode atuar em áreas muito diferentes como psicologia escolar e educacional, do esporte, social, jurídica, neuropsicologia, psicologia do trabalho e organizacional, clínica, psicopedagogia, entre outras. E em cada uma delas há diferentes “fazeres” que mobilizam esta ou aquela característica. Há ainda uma diversidade de técnicas de intervenção, algumas mais expressivas, outras mais contidas. Você até pode ser professora – de psicologia – ou se envolver com pesquisas na área (se fizer pós-graduação).

    Você não esclareceu o que seria um jeito “moderno”. Todavia, não parece ser algo que a impeça de realizar sua opção. Como em qualquer profissão, a única exigência quanto ao comportamento pessoal é a postura ética: o respeito a quem se presta serviço, com a garantia da realização de intervenções baseadas no conhecimento acumulado e em técnicas fundamentadas.

    Continua após a publicidade

    Considere que também as pessoas se modificam ao longo do tempo: “constroem-se” nas relações com as outras pessoas, com os ambientes e com as rotinas com as quais lidam. Inevitavelmente, o profissional recém-graduado é “diferente” daquele aluno que um dia iniciou a formação.

    Considere estas reflexões e avance em sua pesquisa sobre a profissão. Consulte a seção Profissões e Universidades deste site, a grade curricular do curso (como sugestão, veja este site, em que é possível acessar o conteúdo de cada disciplina) e os sites do Conselho Federal e Regionais de Psicologia.

    Leia mais:
    – 11 carreiras que você pode seguir se fizer Psicologia
    – TESTE: Será que Psicologia é a profissão certa?

    Publicidade

    Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade
    Meu estilo pode atrapalhar na área de Psicologia?
    Mundo do Trabalho
    Meu estilo pode atrapalhar na área de Psicologia?
    Orientador profissional esclarece

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR
    OFERTA

    Plano Anual
    Plano Anual

    Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

    Apenas R$ 1,99/mês*

    Plano Mensal
    Plano Mensal

    R$ 19,90/mês