Gosto de me relacionar com as pessoas e tenho espírito de liderança. Que carreira seguir?
Orientador profissional esclarece
Tenho ainda algumas dúvidas com relação ao curso que desejo fazer após concluir o ensino médio esse ano. Gosto de relações pessoais e sinto que tenho espírito forte de liderança. Não tenho uma matéria preferida na escola, gosto de todas, apesar de ter bastante aptidão com física e biologia. Com certeza me sinto desorientado, pois não sei se sigo a tendência crescente do mercado ou se deixo levar pela intuição e presto vestibular pra um curso de minha aptidão. Também já pensei em fazer algo relacionado a petróleo.
Enviado por Josué Marcos de Moura Cardoso
As reflexões que você já fez são muito importantes e nesse sentido você está no caminho certo. Já sua "síntese" não parece bem sustentada em argumentos. Como chegou a ela? Por certa tendência de mercado em função da descoberta de petróleo na camada pré-sal? Por certa relação de Engenharia de Petróleo com física e biologia?
Procure pesquisar mais o universo das profissões. Por exemplo, profissões como Biofísica e Nanotecnologia também apresentam conteúdos relacionados às duas disciplinas citadas.
Avalie e enfrente a questão apontada sobre seus valores quanto à remuneração, colocação no mercado e "aptidões"; considere riscos que poderá correr, interesses e valores que deseja realizar. As características relacionadas a relacionamento e liderança podem ser aplicadas em praticamente todas as profissões, com maior ou menor frequência e intensidade em função da área de atuação, do tipo de vínculo trabalhista e de diferentes contextos e objetivos que demandem liderança.
"Sentir" que uma escolha é acertada ou "deixar-se levar pela intuição" são expressões que revelam que o processo de escolha não é 100% racional e que há elementos emocionais presentes, posição com a qual concordamos. Mesmo questões como tendências de mercado não são absolutas, podem ser compreendidas de formas diferentes e mudam em função de fatores como movimentos da economia, decisões políticas, desenvolvimentos de tecnologias ou de novos conhecimentos.
Para realizar o "ato de coragem" na hora de escolher você tenha investigado profundamente suas características, valores, expectativas, história, bem como o contexto social e as características das profissões – que também não são totalmente objetivas e imutáveis.
Leia mais:
– Será que Engenharia de Petróleo é o curso ideal para mim?
– Como conciliar os gostos pessoais com as oportunidades do mercado de trabalho?