Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Devo fazer Nutrição ou Farmácia?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h50 - Publicado em 17 set 2012, 16h40

Estou em duvida entre Nutrição e Farmácia. Qual seria a carreira mais promissora? Gosto muito do assunto “alimentos” e sua relação com a saúde humana. E dentro da ciência farmacêutica me interesso por cosmetologia. O que fazer? Desde já agradeço a atenção, obrigada!
Enviado por Sarah Haline Clemente

As tendências de mercado devem ser analisadas com cuidado. Há diversas variáveis que influenciam o mercado de trabalho e a remuneração, como oferta de vagas nas universidades, prestígio social que as profissões podem conquistar, desenvolvimento de novas tecnologias ou procedimentos, entre outras.

– Saiba tudo sobre a carreira de Nutrição

– Confira como é o dia a dia de quem faz Farmácia

As escolhas que uma pessoa realiza envolvem diferentes fatores, como oportunidades concretas que se apresentam para sua realização e intensidade de esforços que ela quer e pode dedicar para o alcance de seus objetivos. De outra forma, a atração por determinada profissão é fundamental para o aumento da motivação, o que pode compensar remunerações não tão atraentes, bem com permitir que uma pessoa desponte nesta profissão e receba rendimentos maiores que a média de seus profissionais. No entanto o mercado de trabalho tem regras próprias, o que pode limitar as oportunidades mesmo ao profissional mais capacitado e motivado.

Continua após a publicidade

Devo fazer Nutrição ou Farmácia?

As carreiras apontadas participam de universos diferentes quanto a seus objetivos. Nutrição encontra-se no grupo de profissões ligadas à promoção do bem-estar humano, como Fisioterapia, Medicina, Psicologia, entre outras. Este profissional pode tanto cuidar da alimentação adequada de forma indireta (junto a cozinhas industriais, em hospitais) como diretamente, no aconselhamento alimentar de clientes com necessidades específicas.

Já o Farmacêutico-bioquímico orienta-se à pesquisa de novos produtos (em geral em ambiente laboratorial) e ao controle dos processos produtivos de remédios e cosméticos ou em análises clínicas e toxicológicas. Pode também atuar junto à indústria alimentícia, no controle da qualidade de matérias-primas e do produto final.

Continua após a publicidade

Para realizar sua escolha, faça o seguinte percurso: pesquise detalhadamente cada profissão. Amplie seu conhecimento das profissões que considere próximas, como Engenharia de Alimentos ou Biotecnologia. Uma leitura das descrições das profissões que constam da seção Profissões e Universidades deste site lhe auxiliará nesta tarefa. Só então parta para a análise de mercado, campo e remuneração das profissões elencadas. Isto pode ser feito por meio de publicações especializadas como manuais sobre profissões como o Guia do Estudante, sites de associações profissionais e do site www.salariometro.sp.gov.br, que traz dados oficiais sobre emprego e salários.

Leia mais:
– Gosto de matérias de biológicas. Que curso devo fazer?
– Nutrição é a carreira ideal para você?
– Como está o mercado para quem cursa Farmácia?

Publicidade
Publicidade
Devo fazer Nutrição ou Farmácia?
Mundo do Trabalho
Devo fazer Nutrição ou Farmácia?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.