Gosto muito da área de Secretariado. É uma profissão valorizada quanto ao salário? Quais áreas dão mais perspectivas de trabalho?
Enviado por Claudia
O curso de Secretariado (em geral denominado Secretariado Executivo) é oferecido nas modalidades tecnológico e bacharelado. O bacharelado tem duração média de quatro anos (o tecnológico de dois a três anos) e apresenta maior carga de conteúdos ligados a línguas, bem como se dirige mais para o assessoramento direto de executivos, enquanto o tecnológico enfoca mais a rotina e a produtividade das atividades administrativas de apoio à execução dos comandos organizacionais.
– Saiba mais sobre o curso de Secretariado Executivo no Guia de Profissões do GE
As perspectivas de trabalho não variam em relação a áreas em que as empresas atuam e sim devido ao porte. Empresas maiores, mais complexas e multinacionais tendem a demandar profissionais com melhor formação para o assessoramento de seus executivos.
Da mesma forma, a remuneração varia em função do porte da empresa, ao nível hierárquico do profissional a quem assessora (presidência, diretoria, departamento) e à experiência acumulada (júnior, pleno, sênior). O domínio de duas ou mais línguas é um diferencial em relação às melhores oportunidades.
Segundo o site https://www.salarios.org.br/#/salariometro o salário médio de um secretário pleno é de R$ 2.078,00.