Gostaria de saber como está o mercado de trabalho para Oceanografia e quais são as áreas de atuação.
Enviado por Ágatha Veroneze
O mercado de trabalho de uma profissão varia em função de alguns elementos, como investimentos realizados em setores específicos da economia, reconhecimento social da profissão, entre outros. Nesse sentido, as perspectivas em Oceanografia são boas.
A profissão foi regulamentada em 2008, ampliando seu reconhecimento social. Por outro lado, a crescente preocupação com a preservação ambiental e a exploração sustentada de recursos naturais como petróleo e alimentos que provém do mar também indicam boas chances para o exercício profissional.
Tradicionalmente, o maior número de empregos estava ligado a órgãos públicos e empresas, pelos quais se ingressa por meio de concurso, principalmente a Petrobrás.
Segundo o GUIA DO ESTUDANTE, atualmente “as melhores oportunidades de trabalho estão nas consultorias ambientais, que prestam serviço às companhias do setor de petróleo”.
Empresas das áreas de mineração, pesca e meteorologia, bem como projetos ligados a organizações não governamentais (ONGs) também oferecem boas oportunidades. Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul lideram a oferta de vagas, que ocorre, no entanto, também em outras regiões.
Para informações mais detalhadas, consulte as grades curriculares das universidades que oferecem o curso: você terá acesso às quatro grandes áreas de estudo e atuação da profissão – oceanografia física, biológica, química e geológica e seus possíveis desdobramentos.
Leia mais:
– Faça o teste e veja se Oceanografia tem a ver com você!
– Conheça o dia a dia de um oceanógrafo