Arquitetura: 8 áreas que você pode seguir
Explore as opções e veja qual combina mais com você
A partir de fatores como estética, conforto e funcionalidade, o arquiteto desenvolve projetos, coordena a construção e organiza casas, prédios, edificações, espaços internos e externos.
Esse profissional também determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em conta o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação, a iluminação, a acústica e a manutenção pós-construção. Tudo isso, sem deixar de lado os impactos ambientais que a construção pode causar.
Se interessou por essa área ou já sonhou em ser um grande arquiteto, mas não sabe exatamente em qual setor trabalhar? Então confira oito carreiras que separamos para você conhecer melhor algumas opções:
Planejamento urbano
O arquiteto que se especializa nessa área cuida do planejamento de regiões, bairros ou cidades, considerando desde o saneamento básico até o transporte e a infraestrutura do local no geral. Com o crescimento populacional e um intenso fluxo nas cidades, novos problemas urbanos surgem e a responsabilidade desse profissional aumenta. Para se ter uma ideia, o setor está fortemente atrelado a questões políticas e serviços públicos, como o plano diretor e de zoneamento.
Paisagismo
O paisagista cria espaços considerando a interação do meio ambiente com o homem, de maneira que os locais se tornem mais harmônicos e proporcionem o bem-estar das pessoas que habitam ou frequentam tais espaços. Ou seja, além dos conhecimentos arquitetônicos, o profissional usa noções artísticas, ecológicas e botânicas.
Ele analisa a topografia do lugar e é responsável pela seleção de acabamentos, equipamentos, materiais e define as formas de executar os projetos. O paisagista também desenha plantas, acompanha e propõe soluções — tanto para locais públicos quanto para residências e estabelecimentos comerciais.
Arquitetura Verde
Essa área, também conhecida como Arquitetura Sustentável, busca desenvolver projetos arquitetônicos para edifícios comerciais, residenciais e outras construções de forma ecologicamente viável, ou seja, respeitando o meio ambiente e as características naturais do espaço. A ideia central é aproveitar os recursos do local, como ventilação e luminosidade, aumentando a praticidade, reduzindo os impactos e mesmo os custos no dia a dia.
Restauro de edifícios
Quem se especializa nessa área usa conhecimentos técnicos e históricos para restaurar não apenas edifícios, mas construções antigas ou deterioradas. O profissional precisa dominar os tipos de material e entender como funcionam fatores, como umidade, temperatura e tintas. O objetivo é tentar preservar a integridade e a originalidade das principais características da edificação.
Arquitetura promocional
A arquitetura promocional atua em eventos, feiras e projetos comerciais. Quem trabalha nesse setor cria stands e desenvolve projetos para lojas e espaços voltados para a divulgação de uma marca. A área também abrange a arquitetura cenográfica, dedicada a produções artísticas.
Luminotécnica
Também conhecida por Projeto de Iluminação e Lighting Design, essa área é responsável por desenvolver a iluminação de ambientes a partir de aspectos estéticos e funcionais. O profissional pode atuar em grandes ou pequenos espaços, interiores ou exteriores, assim como fazer a iluminação de eventos.
Design mobiliário
Aqui, o profissional se responsabiliza pela criação de objetos e de mobiliários. Dessa forma, pode desenvolver novas vertentes e tendências para a arquitetura de interiores.
Tecnologia da Construção
Nessa área, o arquiteto realiza pesquisas sobre a aplicabilidade e utilização de materiais e técnicas em uma obra. A ideia é otimizar o tempo e os gastos em materiais e outros recursos na execução de uma construção, modernizando o processo e reduzindo também os riscos aos trabalhadores.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.