Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Assine com preço absurdo

5 carreiras para quem quer trabalhar com Games

O mercado dos e-sports é imenso e abre várias possibilidades de trabalho

Por Giulia Gianolla Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 nov 2020, 18h36 • Atualizado em 8 dez 2020, 18h01
 (getty images / juliana vitória/Reprodução)
Continua após publicidade
  • Os jogos eletrônicos podem até parecer puro entretenimento, mas muita gente tira seu sustento justamente disso. Só no Brasil, o mercado de games tem uma receita anual de 1,3 bilhão de dólares, segundo o relatório Brazil Digital Report de 2019. Com mais de 60 milhões de jogadores, o país tem o terceiro maior mercado do setor no mundo. Em outubro de 2020, o youtuber Cellbit, que cria conteúdo voltados para fãs de games, conseguiu arrecadar mais de 2 milhões de reais em uma semana em um financiamento coletivo para desenvolver seu próprio jogo. É inegável: o mundo dos jogos eletrônicos já se estabeleceu com um futuro promissor para quem quer seguir carreira.

    Para te ajudar a explorar esse mundo, o GUIA separou algumas das áreas de trabalho para quem se interessa pelo tema.

    Programação

    O programador é geralmente quem trabalha desde as primeiras etapas do desenvolvimento de jogos. Ele cria os comandos no software, bem como a lógica para que o programa funcione como planejado. Entre os papéis envolvidos no desenvolvimento de jogos, esta é, geralmente, a que mais participa de todas as etapas, desde o esboço até os testes finais. Ele pode se graduar em Ciência da Computação ou em cursos mais específicos, como o Design de Games.

    Arte Gráfica

    O designer, artista ou animador de games é o responsável por projetar e criar a estética dos jogos. O profissional da área faz a animação e as texturas do jogo, usando softwares de animação para fazer os cenários e os personagens agirem de acordo com o planejado. O curso de Jogos Digitais mistura conhecimentos de Informática e Desenho e já existe em faculdades como a PUC-SP, o IFRJ e a FATEC-AM. Nele, se aprende a construir uma representação gráfica de personagens e cenários, além das animações de tela.

    ++ Orientação profissional: o que faz o Design de Games

    Continua após a publicidade

    ++ Oito games ótimos para estudar

     

    Sonorização

    Como a maioria dos conteúdos digitais, jogos eletrônicos precisam de profissionais especializados para criar o ambiente sonoro. A formação em Música, Audiovisual ou Produção Musical pode ajudar o futuro sonorizador a compor a trilha e os efeitos sonoros do jogo. Nesse ramo, também entram dubladores, que dão vida aos personagens dos games. Nesse caso, é necessário ter o DRT, um registro para atores formados.

    Jogar profissionalmente

    Jogar e-sports já deixou de ser uma atividade apenas para amadores. Hoje, já existem diversas premiações na área e times que contratam jogadores para vestirem sua camisa. O campeonato mais conhecido no Brasil é o CBLOL, que reúne times profissionais do jogo League of Legends. Semelhante aos atletas dos esportes tradicionais, os atletas de jogos eletrônicos são considerados como de alto rendimento e passam por uma rigorosa rotina de treinos.

    Continua após a publicidade
    LOL
    K/DA é um grupo feminino virtual de K-pop que consiste em quatro versões das personagens de League of Legends (Pinterest/Divulgação)

    ++ Games: 5 jogos sobre atualidades como a pandemia e identidade de gênero

    ++ Gosto de computador e jogos! Que curso posso prestar?

    Continua após a publicidade

    Jornalismo de e-sports

    Com o mercado de Games em alta no Brasil e no mundo, profissões mais tradicionais criam ramos ligados a esse universo. O jornalista de e-sports pode trabalhar como narrador ou comentarista em competições, bem como ocupar o cargo de repórter, alimentando veículos de informação com notícias da área. Em 2020, até canal de televisão para esse público surgiu. Foi anunciado que o antigo canal da MTV Brasil agora vai se chamar Loading e surge com a proposta de trazer, em cobertura aberta, conteúdo de jogos digitais e e-sports, bem como séries e filmes jovens.

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.

    Publicidade
    5 carreiras para quem quer trabalhar com Games
    Mundo do Trabalho
    5 carreiras para quem quer trabalhar com Games
    O mercado dos e-sports é imenso e abre várias possibilidades de trabalho

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR
    OFERTA

    Plano Anual
    Plano Anual

    Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

    Apenas R$ 1,99/mês*

    Plano Mensal
    Plano Mensal

    R$ 19,90/mês