USP promove atividades para ampliar participação na Wikipedia
Cultura Wiki ajuda no acesso à produção das universidades; conheça exemplos
Por Jornal da USP/Hérika Dias
No Brasil, desde 2016, mais de 200 atividades universitárias foram realizadas em projetos dentro das plataformas Wiki. A USP, junto com a Universidade Federal de Santa Catarina, Faculdade Cásper Líbero e a Universidade Estadual de Santa Cruz, destaca-se nessa produção. É um esforço da comunidade universitária em ampliar o acesso a tudo que se faz no mundo acadêmico.
“Para dar uma dimensão, principalmente dessas quatro universidades, vieram 4.679 editores da wiki desde 2016, que adicionaram 120 milhões de palavras dentro dos projetos Wikimedia e essas palavras têm, desde 2019, 85,2 milhões de visualizações. E é nesse contexto que surgem, por exemplo, conteúdos sobre ecologia, matemática, arquitetura e cinema, que hoje estão dentro da Wikipedia”, explica João Alexandre Peschanski, coordenador do Wiki Movimento Brasil, afiliado à Fundação Wikimedia.
Ele é pesquisador associado do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) Neuromat, sediado na USP, e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. No mês de julho, João Alexandre participou de um evento virtual da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP falando sobre as possibilidades de ação da comunidade acadêmica no desenvolvimento do conteúdo disponível nos projetos da Fundação Wikimedia.
Junto com a bibliotecária da FAU Amarilis Corrêa, eles deram exemplos de como estudantes e docentes podem contribuir e aproveitar as atividades ligadas ao universo Wiki. Amarilis integra o Glam Bibliotecas da USP, uma iniciativa de bibliotecários da FAU, Instituto de Matemática e Estatística (IME) e Escola de Comunicações e Artes (ECA) para colaborar com o movimento Wiki na Universidade.