Nos dias 20 e 27 de setembro o Curso Anglo realizará duas lives gratuitas e abertas ao público com debates sobre a Síndrome de Burnout, um distúrbio que geralmente afeta pessoas submetidas a desgastes físicos e psicológicos em rotinas intensas. Durante a pandemia, as consequências da sobrecarga de trabalho e do excesso de atividades relacionadas aos estudos online despertaram a necessidade de promover a conscientização sobre o assunto.
Segundo Mayra Temperine, psicóloga do Serviço de Acolhimento Psicológico (SAP) do Anglo, apesar de ser associada a profissionais mais velhos, os jovens também manifestam os sintomas de Burnout. De acordo com ela, esse assunto deve ser discutido principalmente com estudantes no período pré-vestibular.
“Nesse momento pode haver um excesso de autocobrança nos estudos. Com receio de não serem aprovados, alguns vestibulandos negligenciam sintomas de cansaço, indisposição ou até mesmo de ansiedade e depressão, acreditando que isso faz parte do processo. Com isso, podem ser ignorados sinais de alerta importantes, que requerem cuidados específicos”, explica.
++ Síndrome de Burnout: como estudantes podem evitar chegar no limite
Na avaliação da psicóloga, o isolamento social aumentou as cobranças que os estudantes fazem sobre a própria produtividade e rendimento. Por consequência, esses fatores podem levar a uma sobrecarga emocional ou física. Por isso, é importante buscar ajuda de profissionais qualificados caso haja necessidade.
Os interessados em participar do evento, que contará com palestras de especialistas na área de psiquiatria e educação física, podem se inscrever neste link.
Confira a programação das lives, que serão transmitidas pelo YouTube:
Dia: 20 de setembro
Horário: 17h
Tema: Burnout sob a perspectiva da psiquiatria
Convidado: Dr. Thais Muriel Marin
Dia: 27 de setembro
Horário: 17h
Tema: Burnout sob a perspectiva da educação física
Convidado: Bruna Graciano
++Setembro Amarelo: como surgiu e por que ele é tão importante