O ministro da Educação Milton Ribeiro defendeu em entrevista à TV Brasil que a “universidade deveria, na verdade, ser para poucos, nesse sentido de ser útil à sociedade”. Para ele, os institutos federais, que formam técnicos, devem ser os protagonistas do futuro.
Ribeiro justificou dizendo que “tem muito engenheiro ou advogado dirigindo Uber porque não consegue colocação devida”. E completou: “se fosse um técnico de informática conseguiria emprego porque tem uma demanda muito grande“.
#Aovivo Sem Censura recebe o ministro @mribeiroMEC. Ele fala sobre as ações do @MEC_Comunicacao para estimular o retorno presencial das aulas de forma segura. E ainda: os preparativos para o ENEM 2021.Participe do programa usando #novosemcensura. https://t.co/ghNA26u6xf
— TV Brasil (@TVBrasil) August 10, 2021
Outro aspecto abordado pelo ministro foi a política de cotas em instituições de ensino superior. De acordo com ele, “a crítica que havia no passado, de que só ‘filhinho de papai’ estuda em universidade pública, se desconstrói com essa lei”.
“Pelo menos nas federais, 50% das vagas são direcionadas para cotas. Mas os outros 50% são de alunos preparados, que não trabalham durante o dia e podem fazer cursinho. Considero justo, porque são os pais dos ‘filhinhos de papai’ que pagam impostos e sustentam a universidade pública. Não podem ser penalizados“, afirma Ribeiro.
As colocações do ministro repercutiram nas redes sociais. Confira!
"A universidade, na verdade, deveria ser para poucos"
Que absurdo!!!! Esse é o pensamento no ministro da Educação, Milton Ribeiro. Elitista, defensor da desigualdade social, asqueroso!
A universidade pública e de qualidade deveria ser para TODOS! pic.twitter.com/qdzwbM35bY— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) August 10, 2021
O ministro da educação acaba de falar que a universidade tem que ser pra poucos.
Não, ministro. Eu passei 18 anos da minha vida dando aula pré popular para que a universidade fosse pra muitos …
O seu lugar é o lixo da história!
— Professor Tulio (@proftulionit) August 10, 2021
"A universidade deveria ser pra poucos"
"O Enem é uma prova caríssima. Não é pra todo mundo."
Essas foram falas do ministro da educação.
Taxa de inscrição deste ano foi a maior que já vi.
Enem tem a menor taxa de inscritos desde 2005.Acho que ele conseguiu o que queria.
— Fernando Rodrigues (@kitgaycomunista) August 10, 2021
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.