Melhor universidade do país, USP sobe em ranking mundial
Outras universidades brasileiras como Unicamp, Unifesp e UFRJ também figuram na lista de melhores do mundo
A Universidade de São Paulo (USP) atingiu, pela segunda vez, sua melhor marca no QS World University Ranking, um dos mais renomados rankings internacionais. Ao subir seis posições em relação ao último ano, a USP se tornou a 115ª melhor universidade do mundo e confirmou sua posição como melhor do Brasil. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) também estão entre as 35 instituições brasileiras que figuram no ranking.
A USP se destaca ainda em outros rankings elaborados pela Quacquarelli Symonds (QS), como o QS World University Rankings by Subject, que teve sua edição mais recente divulgada em abril deste ano. Na ocasião, a universidade ficou entre as melhores do mundo em 44 das 51 áreas avaliadas – o curso de Odontologia da USP, por exemplo, foi classificado como o 11º melhor do mundo.
À Agência Estado, o vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter, falou das dificuldades enfrentadas pelas universidades brasileiras com os sucessivos cortes. Nas últimas semanas, as federais tiveram R$ 1,6 bilhão de sua verba discricionária bloqueada. “Considerando que a maioria das pesquisas brasileiras é realizada por universidades públicas e financiada por recursos estatais e nacionais, estes cortes são um golpe nas ambições das universidades do país”, avaliou Sowter.
Ao todo, mais de 2400 universidades foram avaliadas para elaboração do QS World University Ranking, que considerou critérios como reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações científicas e corpo docente internacional. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Universidade de Cambridge e a Universidade Stanford encabeçam o ranking como melhores universidades do mundo.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.