O Governo Federal anunciou que o Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como o ‘Enem dos Concursos Públicos’, não será adiado no Rio Grande do Sul, mesmo diante do estado de calamidade por causa das chuvas. Segundo o governo, serão enviados esforços ao estado para garantir a participação de todos os inscritos. As provas do concurso serão aplicadas em todo o país neste domingo (5).
O que está acontecendo no RS?
Uma forte chuva atingiu o estado do Rio Grande do Sul nesta semana e 147 municípios sofreram danos. O governo estadual já declarou estado de calamidade e cerca de 15 mil pessoas estão desalojadas.
Diante da situação, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela organização do Concurso Nacional Unificado, notificou que irá se esforçar para auxiliar os candidatos das regiões atingidas a realizarem do exame, em parceria com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes do estado.
+ CNU: quais documentos levar para o concurso?
O que é o Concurso Nacional Unificado
Criado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o objetivo da prova é substituir a infinidade de concursos públicos que ocorrem pelo país, dando ao candidato a oportunidade de concorrer a várias vagas a partir de um mesmo exame, por isso o apelido de ‘Enem dos Concursos Públicos’.
Esta é sua primeira edição e são oferecidas 6.640 vagas em 21 órgãos federais. A prova terá duas etapas aplicadas no mesmo dia, totalizando seis horas de exame.
+ Local de prova do CNU: veja como conferir no cartão de confirmação
Calendário do concurso
- 5 de maio: Aplicação das provas
- 7 de maio: Divulgação do Gabarito
- 21 de junho: Divulgação das notas das provas objetivas e discursiva
- 30 de julho: Resultado final
O cronograma completo, com todas as etapas, está disponível no edital do concurso.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.