Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Estudantes com deficiência correm maior risco de abandono escolar

Pesquisa indica que estes alunos não receberam o suporte necessário durante o período de ensino remoto

Por Karolina Monte
Atualizado em 13 jun 2022, 17h42 - Publicado em 9 jun 2022, 16h50

Uma análise feita pela Plano CDE, com base em dados de pesquisa Datafolha, mostrou que os estudantes com deficiência não receberam o apoio constante necessário para o ensino remoto durante a pandemia e, por isso, tiveram mais dificuldades no retorno presencial às escolas quando comparado aos estudantes sem deficiência.

Durante os dois anos de ensino remoto por conta da pandemia 13% dos alunos com deficiência não tiveram nenhuma aula que contasse com recursos de acessibilidade. Além disso, 59% deles raramente ou nunca passaram pelo Atendimento Especializado Educacional (AEE) no contraturno, que tem como objetivo identificar, organizar e preparar o acesso de recursos pedagógicos para estudantes com deficiência, transtornos do desenvolvimento ou superdotação, considerando as necessidades individuais de cada um.

  + Entenda o atendimento especializado para autistas no Enem

Gráfico sobre estudantes com deficiência e abandono escolar
(Plano CDE/Itaú Social/Reprodução)

A volta às aulas presenciais não amenizou estes impactos. A pesquisa indica que 59% das crianças e jovens com deficiência sentiram-se despreparadas para o retorno. Isso fez com que, no final do ano passado, 21% dos estudantes com deficiência não comparecessem às aulas mesmo com as escolas reabertas – entre os alunos sem deficiência, essa proporção foi de 12%.

Continua após a publicidade

Por fim, a pesquisa indica que a falta de acessibilidade e apoio coloca os estudantes com deficiência em uma posição de maior risco de abandono escolar. Na percepção dos pais entrevistados, cerca de 28% deles têm chances de deixar de frequentar as aulas durante o ano letivo, contra 19% dos colegas sem deficiência.

Entre as possíveis razões para este abandono estão o receio destes alunos não conseguirem acompanhar as aulas (31%); o de perderem o interesse pelo estudo (17%); precisaram trabalhar (5%) e não se sentirem acolhidos nas escolas (25%).

A pesquisa foi realizada com pais e/ou responsáveis de alunos da rede pública de ensino, a pedido do Itaú Social, Fundação Lemann e BID, com apoio do Instituto Rodrigo Mendes.

Continua após a publicidade

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

 

Publicidade

Publicidade
Estudantes com deficiência correm maior risco de abandono escolar
Notícia
Estudantes com deficiência correm maior risco de abandono escolar
Pesquisa indica que estes alunos não receberam o suporte necessário durante o período de ensino remoto

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.