O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) promete mudar a forma como os concursos públicos acontecem no Brasil. O Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), anunciou a nova prova no início deste ano, com um edital publicado no fim de janeiro. A prova mira substituir a infinidade de concursos que ocorrem pelo país, dando ao candidato a oportunidade de concorrer a várias vagas a partir de um mesmo exame. Por este motivo, a novidade foi apelidada de “Enem dos Concursos Públicos“.
A primeira edição do CNU acontece no dia 5 de maio de 2024, mas as inscrições já estão nos últimos momentos. Os interessados têm até as 23h59 do dia 9 de fevereiro para realizar sua inscrição no site oficial da Fundação Cesgranrio. Segundo o Governo Federal, até o momento mais de 1,5 milhão de candidaturas já foram recebidas. O Cartão de Confirmação, com informações do local de prova, deve ser divulgado no dia 25 de abril.
São oferecidas 6.640 vagas em 21 órgãos federais.
+ Tudo que você precisa saber se quer se tornar funcionário público
Calendário do CNU, o Enem dos Concursos
O calendário do Concurso Público Nacional Unificado é cheio de fases e períodos de solicitações, mas as principais etapas que o candidato deve ficar de olho são:
19 de janeiro a 9 de fevereiro: inscrições [AGORA]
25 de abril: Cartão de Confirmação de Inscrição com o local da prova
5 de maio: Aplicação das provas
7 de maio: Divulgação do Gabarito
21 de junho: Divulgação das notas das provas objetivas e discursiva
30 de julho: Resultado final
O cronograma completo, com todas as etapas, está disponível no edital do concurso.
+ Quais são os melhores cursos para quem quer ser funcionário público?
Qual será a estrutura da prova do CNU?
A prova será dividida em duas etapas a serem realizadas no mesmo dia, totalizando seis horas de aplicação.
Na primeira parte, durante o período matutino, os candidatos respondem a 20 questões objetivas que são iguais a todos, independentemente da carreira escolhida. Além destas, os candidatos de nível superior respondem também à prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco. Já os candidatos de nível médio, escrevem uma redação. A duração é de 2h30.
Na segunda parte, à tarde, os candidatos de nível superior respondem 50 questões objetivas de conhecimentos específicos. Enquanto os de nível médio, 40 questões. A duração desta segunda etapa é maior: 3h30.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.