As inscrições da segunda etapa do Programa Universidade para Todos (ProUni) – uma iniciativa do governo federal que facilita o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior, fornecendo bolsas de estudo de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares – começam nesta segunda-feira e seguem até a próxima quinta, 24 de fevereiro. O cadastro no programa deve ser realizado apenas pelo site do ProUni.
Poderão se inscrever nessa segunda etapa os estudantes que não se inscreveram na primeira etapa – em 21 e 25 de janeiro. Além disso, também poderão participar do programa os candidatos que se inscreveram na primeira etapa e não foram pré-selecionados, ou aqueles que foram pré-selecionados para cursos em que não houve formação de turma, poderão candidatar-se novamente às bolsas.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a primeira chamada aos pré-selecionados nesta segunda etapa será divulgada em 27 de fevereiro e a comprovação dos documentos necessários deverá ser feita até 4 de março. No caso de ainda existirem bolsas disponíveis, será feita uma segunda chamada em 13 de março.
– ProUni registra mais de 1 milhão de inscritos na primeira etapa do programa
Como conseguir uma bolsa?Para concorrer a uma bolsa é necessário que o estudante tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 e tenha obtido a nota mínima de 400 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do exame. Além disso, o candidato precisa ter uma renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e satisfaçam uma das condições abaixo:
– ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
– ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição, ou
– ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou
– ser pessoa com deficiência, ou
– ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.
As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal, por membro da família, de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais (de 50%) são para os candidatos cuja renda familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem