Após atraso, resultado do Prouni 2024 do 2º semestre é divulgado
Aprovados na primeira chamada devem agora enviar documentos de comprovação. Candidatos, no entanto, relatam instabilidade na plataforma
O MEC (Ministério da Educação) divulga na noite de quarta-feira (31) o resultado da primeira chamada do Prouni (Programa Universidade para todos) 2024 de segundo semestre. O anúncio veio com expectativa dos candidatos, que aguardaram até quase 21h da noite para ter acesso ao resultado. Agora, para garantir a bolsa, os selecionados devem realizar o envio de documentos que comprovem as informações prestadas durante a inscrição até o dia 14 de agosto.
A consulta do resultado e o envio de documentos devem ser feitos via Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
As inscrições na edição de 2º semestre do Prouni 2024 aconteceram entre os dias 23 e 26 de julho. O programa oferta bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. Para participar, é necessário se enquadrar nos critérios socioeconômicos estabelecidos pelo programa e ter feito, pelo menos, uma das duas últimas edições do Enem – no caso, o Enem 2022 ou 2023.
Os candidatos não selecionados na primeira chamada devem aguardar ainda a divulgação da segunda chamada, marcada para o dia 20 de agosto.
+ Prouni: entenda a renda bruta, per capita, salário mínimo e mais
Comprovações da 1ª chamada
Para efetivar a matrícula e garantir a bolsa, os candidatos pré-selecionados no Prouni 2024/2 devem comprovar as informações fornecidas durante o ato inscrição junto à instituição onde foram aprovados.
Este processo ocorre desta quarta-feira (31) até o dia 14 de agosto. Durante esse mesmo período, algumas faculdades podem exigir que os pré-selecionados façam ainda uma prova adicional, similar a um vestibular – especialmente em cursos muito concorridos, como Medicina. Essa informação estava disponível no período de inscrição do Prouni.
Além de atender aos critérios socioeconômicos, para participar do programa era necessário ter obtido uma média superior a 450 nas provas do Enem 2022 ou 2023 e não ter zerado a redação.
Envio de documentos
Em razão de confirmar as informações da inscrição, os candidatos devem apresentar uma série de documentos à instituição onde pretendem estudar. O envio dos arquivos serve para comprovar a identidade, a condição socioeconômica e a trajetória escolar do candidato.
Embora a lista de documentos possa variar entre as instituições, o MEC fornece uma lista que abrange todas as possíveis exigências:
- Documentos de identidade;
- Comprovante de residência;
- Comprovantes de rendimentos.
Neste outro texto, o GUIA DO ESTUDANTE te explica a lista completa, com explicações detalhadas sobre cada exigência.
É responsabilidade do candidato verificar os horários de atendimento da faculdade e se a entrega dos comprovantes será feita online ou presencialmente.
Calendário Prouni 2024/2
Consulta de bolsas: 18 de julho;
Período de inscrições: 23 a 26 de julho;
Resultado da 1ª chamada: 31 de julho;
Comprovação de documentos da 1ª chamada: 31 de julho a 14 de agosto;
Resultado da 2ª chamada: 20 de agosto;
Comprovação de documentos da 2ª chamada: 20 a 30 de agosto;
Período para demonstrar interesse na Lista de Espera: 9 a 10 de setembro;
Resultado da Lista de Espera: 13 de setembro;
Comprovação de documentos da Lista de Espera: 16 a 25 de setembro.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.