Estão abertas a partir desta terça (6) as inscrições da primeira edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2018, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior. O período vai até as 23h59 do dia 9, sexta-feira.
A candidatura, gratuita, deverá ser feita exclusivamente via internet. Para isso, será preciso informar o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e a senha mais atual cadastrada no Enem (clique aqui se você esqueceu algum desses dados).
Na inscrição será possível escolher até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa pretendida.
O resultado da primeira chamada está previsto para 14 de fevereiro. A segunda chamada sai em 2 de março. Os cursos terão início ainda no primeiro semestre de 2018.
Para participar da lista de espera, o candidato que não foi pré-selecionado nas primeiras chamadas deverá manifestar seu interesse por meio da página do programa entre os dias 16 e 19 de março.
Quem pode participar do ProUni
Poderá se inscrever o estudante que não tenha diploma de curso superior e tenha feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, com nota acima de zero na redação e no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame.
O candidato ainda precisa atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada como bolsista integral; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino.
Duas modalidades de bolsas são oferecidas: integral (100%) e parcial (50%). A primeira se destina aos candidatos cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo. Já a segunda são para os casos em que a renda familiar bruta mensal per capita não ultrapasse o valor de três salários mínimos.