O Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação, já registrou 541.379 inscritos até as 12 horas desta sexta-feira (18). Como cada candidato pode fazer até duas opções de curso, foram registradas 1.046.461 inscrições.
Criado pelo governo federal em 2004, o ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. Neste primeiro semestre, a oferta é de 162.329 bolsas de estudos, distribuídas em 12.159 cursos de 1.078 instituições de todo o país. São 108.686 bolsas integrais e 53.643 parciais.
Os estudantes têm até as 23h59 de segunda-feira (21), pelo horário de Brasília, para fazer as inscrições. Para concorrer, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e obtido nota mínima de 450 pontos, além de não ter tirado zero na redação. Haverá uma única etapa de inscrições, exclusivamente na página do ProUni na internet.
Podem fazer a inscrição os egressos do ensino médio da rede pública ou bolsistas integrais da rede particular. Para concorrer à bolsa integral, é preciso comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa. Cada estudante pode optar por até dois cursos.
O programa terá duas chamadas, nos dias 24 de janeiro e 8 de fevereiro.
– Entenda o ProUni passo a passo
– ProUni libera regulamento para 2013
– Consultas a bolsas do ProUni já estão disponíveis em site
Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública em exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.
Desde a sua criação, o ProUni atendeu 1.096.359 estudantes – 739.094 com bolsa integral. O programa desenvolve ainda ações conjuntas de incentivo à permanência dos universitários nas instituições, como a Bolsa-Permanência. Para os estudantes com bolsas parciais há ainda o acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O bolsista pode recorrer ao fundo para custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador.
Como se inscrever
A partir de 17 de janeiro, os candidatos poderão acessar o site do ProUni com o CPF, o número de inscrição no Enem 2012 e a senha cadastrada no site do exame. Ao entrar no site, o estudante escolhe, por ordem de prioridade, até duas opções de cursos de seu interesse em uma ou mais instituições e o tipo de bolsa (integral ou parcial). Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar. Será considerada válida a última inscrição realizada.
No final do prazo de inscrição, caso haja mais alunos do que vagas, o ProUni selecionará os candidatos melhores classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem 2012.
*Com informações do MEC
LEIA MAIS
– Notícias sobre o vestibular e Enem