O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste domingo (30) a primeira lista de chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2013. Os candidatos aprovados têm entre 1º e 8 de julho para comparecer à instituições de ensino em que foi aprovado para a comprovação de informações prestadas no momento da inscrição, providenciar a matrícula e, se for o caso, participar de seleção própria da instituição.
– Confira a primeira chamada do ProUni do segundo semestre de 2013
O resultado da segunda chamada está previsto para 16 de julho. O estudante terá de 16 a 22 de julho para comprovar as informações e providenciar a matrícula.
Caso fique fora das duas chamadas e pretenda integrar a lista de espera, o candidato terá de fazer a adesão, no site do ProUni, de 26 a 29 de julho. A lista estará disponível no Sistema Informatizado do ProUni (Sisprouni) para consulta pelas instituições de ensino em 1º de agosto. No dia seguinte, será feita a primeira convocação. O candidato selecionado terá até o dia 7 do mesmo mês para a comprovação dos documentos e matrícula. Em 12 de agosto, será feita a segunda convocação. O prazo para aferição dos documentos e matrícula vai até o dia 15.
No processo seletivo deste segundo semestre, o ProUni registrou o total de 436.941 candidatos a bolsas. O número de inscrições chegou a 844.864 – cada estudante pôde fazer até duas opções de curso. Foram ofertadas 90.045 bolsas – 55.693 integrais – em instituições particulares de educação superior. Puderam concorrer a bolsas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram no mínimo 450 pontos de média e nota acima de zero na redação.
– Entenda o ProUni passo a passo
– Enem poderá se tornar obrigatório para estudantes do Ensino Médio
Quem tem direito à bolsa
As bolsas do ProUni valem para toda a duração do curso, mas para continuar recebendo o benefício o estudante precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.
Atendendo aos requisitos: Além de ter a nota mínima no Enem, para ter a bolsa do ProUni o estudante precisa:
– Ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos;
– Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral;
– Ser portador de deficiência física;
– Ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou Pedagogia.
Tipos de bolsa
O ProUni oferece dois tipos de bolsas: integral e parcial (50% da mensalidade). A bolsa integral é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). A bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 2.034).
LEIA MAIS
– Confira notícias sobre o ProUni
– Confira notícias sobre Vestibular e Enem