Os programas utilizam as notas do Enem para o acesso ao ensino superior. As iniciativas permitem o ingresso em instituições de ensino superior públicas e privadas. Confira os novos períodos de inscrição para cada programa no segundo semestre:
Sistema de Seleção Unificada (Sisu):
O estudante que participou do Enem de 2019 e quer estudar em uma universidade federal pode realizar a inscrição no Sisu em 2020. Para concorrer a uma vaga pelo programa, é preciso ter obtido uma nota acima de zero na redação. Após adiar as inscrições, o MEC divulgou o edital com o novo cronograma:
- Abertura das inscrições: 7 de julho
- Encerramento das inscrições: 10 de julho (até 23h59)
- Divulgação dos resultados: 14 de julho
- Abertura das matrículas: 16 de julho
- Encerramento das matrículas: 21 de julho
- Período de manifestação para lista de espera: de 14 a 21 de julho (até 23h59)
Programa Universidade para Todos (Prouni):
Já quem estiver de olho em instituições privadas de ensino superior pode concorrer a bolsas integrais (100%) e parciais (50%) por meio do Prouni. Para se inscrever na iniciativa, o estudante que participou do Enem deve ter obtido média de ao menos 450 pontos e não ter zerado a redação. Inscrições de 14 a 17 de julho de 2020.
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies):
O candidato também pode concorrer a uma vaga no ensino superior pelo Fies. O programa concede financiamento a estudantes em cursos superiores privados. Para participar, o candidato que participou do Enem precisa ter desempenho de pelo menos 450 pontos nas provas e não zerar a redação. Inscrições de 21 de julho a 24 de julho de 2020.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.